Publicidade

UFRJ investe na fabricação de ventiladores pulmonares para tratar a COVID-19

Por| 06 de Abril de 2020 às 18h10

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

Pesquisadores do Rio de Janeiro estão em processo de desenvolvimento de um protótipo de ventilador pulmonar mecânico para ajudar no tratamento da COVID-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Os estudos estão acontecendo pelo Programa de Engenharia Biomédica (PEB) do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ), com o objetivo de fabricar o equipamento em massa para que chegue ao mercado nacional com valores mais em conta e com maior rapidez.

De acordo com os pesquisadores, o Brasil irá necessitar de uma demanda de mais de 20 mil ventiladores pulmonares mecânicos para atender todos os casos graves de COVID-19, sendo uma quantidade maior que a realidade, que envolve a produção de apenar dois mil equipamentos por mês. Para que essa missão seja possível, pesquisadores que estão trabalhando no Laboratório de Engenharia Pulmonar e Cardiovascular (LEP) da Coppe/UFRJ, colocaram no ar uma campanha de financiamento a fim de buscar também parcerias com instituições públicas e privadas.

Até o momento, a iniciativa funciona com a colaboração de pesquisadores de cinco programas de pós-graduação, além de outras unidades da universidade e outras instituições de pesquisa do país, que vão ajudar não só no desenvolvimento, como no financiamento e distribuição dos equipamentos. Jurandir Nadal, professor e chefe do LEP, contou que a proposta é possibilitar a ventilação mecânica com diferentes concentrações de oxigênio e pressão que sejam compatíveis com pacientes que apresentem uma condição chamada angústia respiratória, sintoma da COVID-19.

Continua após a publicidade

Com isso, válvulas de segurança protegem o paciente de pressão excessiva ao mesmo tempo em que filtros especiais evitam que o ar expirado acabe espalhando coronavírus no ambiente, contaminando os profissionais que estão por perto.

Testes e próximos passos do projeto

Testes realizados com uma versão beta do ventilador, que envolve o uso de válvulas solenoides e outras, trouxe um resultado positivo de modelo físico de pulmão configurado em condições semelhantes às de pacientes que sofrem de insuficiência respiratória. Os pesquisadores estão trabalhando em adaptações para que o protótipo seja mais adequado a uma produção em escala industrial, com testes sendo realizados a partir da próxima semana, após acordo com a aprovação de ética em pesquisa com seres humanos. De acordo com Nadal, a repercussão do projeto chamou a atenção de diversas empresas e voluntários, resultando em negociações satisfatórias.

"Algumas estão entre as maiores empresas do país. A Petrobras vem ajudando no desenvolvimento do modelo experimental, com a participação presencial de engenheiros de seu Centro de Pesquisas, o Cenpes, na Ilha do Fundão. A Whirlpool (Brastemp/Consul) tem acompanhado dia a dia o desenvolvimento e teste de peças e prestado uma preciosa ajuda no contato e seleção de potenciais fornecedores. Vale e Firjan se dispuseram a apoiar financeiramente o projeto, assim como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Ministério da Saúde, o Ministério de Ciência e Tecnologia e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) já aprovou e liberou recursos para o projeto", conta o pesquisador.
Continua após a publicidade

Grandes empresas também se dispuseram a ajudar na fabricação dos equipamentos, como Embraer, Bosch e Weg, além das Forças Armadas que está se voluntariando para o apoio na fabricação, transporte e entrega dos ventiladores. Sobre os custos estimados, Nadal diz que o maior valor seria para o pagamento de dezenas de pessoas por hora de trabalho, destacando que elas vêm trabalhando, atualmente, como voluntários.

"As peças envolvidas são poucas e ainda não é possível avaliar com precisão o custo de cada uma na fase de produção em quantidade, mas espera-se ter um produto muito mais barato que um monitor médico comercial, cujo valor é cerca de 50 mil reais. Isso acontece porque o produto não pretende ter o mesmo nível de sofisticação dos demais. Além disso, seu custo final pode ainda ser reduzido se as intenções de apoio financeiro se concretizarem", completa.

Mais informações sobre o projeto podem ser conferidas no site oficial da iniciativa, assim como uma ficha de cadastro para interessados em colaborar.

Fonte: UFRJ