Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Transplante experimental de células-tronco promete reversão do diabetes tipo 1

Por| Editado por Luciana Zaramela | 29 de Outubro de 2021 às 10h20

Link copiado!

RossHelen/Envato
RossHelen/Envato

Um novo tratamento experimental derivado de células-tronco (conduzido pela empresa Vertex Pharmaceuticals) quase conseguiu reverter o diabetes tipo 1 de um paciente que viveu com a doença por cerca de 40 anos. As células foram distribuídas por infusão na veia porta hepática, e são as primeiras a serem transplantadas para o fígado.

A terapia, feita com células das ilhotas de Langerhans, produtoras de insulina, é destinada a pacientes com diabetes tipo 1 que têm hipoglicemia grave. "O paciente se destacou porque a redução na necessidade de insulina foi muito impressionante. Ninguém sabia o que esperar, já que não tinha sido feito antes, mas certamente os resultados neste paciente são melhores do que o que se esperava de um transplante de ilhotas de um doador falecido", observam os pesquisadores.

A empresa planeja transplantar outros 16 pacientes. No entanto, os pesquisadores por trás do estudo apontam a necessidade de alguns dados de longo prazo para ter certeza de que não há preocupações. Apesar disso, estimam que o risco provavelmente será baixo.

Continua após a publicidade

"Ainda temos que enfrentar os desafios de configurar esse processo. Muito trabalho foi investido na fabricação do produto celular para um único paciente. Precisamos ver se a mesma tecnologia pode ser entregue em uma escala maior, sendo capaz de tratar centenas ou milhares de pacientes", explicam os responsáveis pelo estudo.

Duas abordagens amplas estão sendo exploradas simultaneamente para superar o problema da rejeição: encapsulamento das células para protegê-las do sistema imunológico e modificação genética das células para que não provoquem o sistema imunológico em primeiro lugar. Em 2022, a Vertex planeja registrar um novo pedido de medicamento experimental para um programa de células de ilhotas encapsuladas junto ao FDA, dos EUA. O estudo completo pode ser acessado aqui.

Fonte: Medscape