Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Terceira dose começa a ser aplicada em SP na segunda (6); confira o calendário

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Setembro de 2021 às 16h57

Link copiado!

Seventyfourimages/Envato Elements
Seventyfourimages/Envato Elements

Nesta quarta-feira (1), o governo de São Paulo anunciou o calendário oficial da terceira dose da vacina contra a COVID-19 para todo o estado. Por enquanto, a vacinação de reforço contra o coronavírus SARS-CoV-2 focará apenas em pessoas com mais de 60 anos e pacientes imunossuprimidos. A nova campanha começará na próxima segunda (6), de forma escalonada, e adotará a CoronaVac — diferente do governo Federal.

Com a dose de reforço contra a COVID-19, o governo estima melhorar as defesas de cerca de 7,2 milhões de pessoas em todo o estado. Para receber a terceira dose, os idosos precisarão ter completado o esquema vacinal há pelo menos seis meses. Já os imunossuprimidos devem ter tomado a segunda dose ou dose única há pelo menos 28 dias.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que o governo de SP considerará como imunossuprimido aqueles indivíduos que têm um elevado nível de imunossupressão, como pessoas transplantadas, pacientes em hemodiálise, quimioterapia ou com HIV, por exemplo.

Calendário da terceira dose contra a COVID em SP

A seguir, confira as etapas de vacinação já anunciadas para o estado de São Paulo:

Continua após a publicidade
  • Entre os dias 6 e 12 de setembro, quem tem 90 anos ou mais poderá receber a dose extra. A expectativa é que 148,7 mil pessoas sejam imunizadas;
  • Entre 13 e 19 de setembro, a dose extra abrangerá a faixa etária de 85 a 89 anos. No total, devem ser alcançados mais 231,7 mil idosos;
  • Entre os dias 20 e 26, as doses estarão disponíveis as doses de reforço para os que têm de 80 a 84 anos. Nesse momento, serão inclusos os adultos imunossuprimidos. Juntos, estes grupos devem totalizar 280 mil pessoas;
  • Entre os dias 27 de setembro e 3 de outubro, serão contempladas 242,8 mil pessoas na faixa de 70 a 79 anos;
  • Entre os dias 4 e 10 de outubro, serão imunizados os idosos de 60 a 69 anos, totalizando mais 103,9 mil imunizados.

CoronaVac valerá na terceira dose de SP?

Para a terceira dose, a vacina contra a COVID-19 que deve ser usada, preferencialmente, como a terceira dose é da Pfizer/BioNTech, segundo orientação do próprio Ministério da Saúde. "Na falta desse imunizante, a alternativa deverá ser feita com as vacinas de vetor viral, Janssen ou Astazeneca [Oxford/Fiocruz]", detalha a pasta. Dessa forma, a CoronaVac deve ser desconsiderada na maioria nos estados como reforço.

Diferente do governo federal, a vacinação paulista pretende utilizar todos os imunizantes que estão sendo aplicados no Brasil, incluindo a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

Continua após a publicidade

Fonte: Agência Brasil e Governo de SP