Publicidade

Técnica CRISPR será usada em humanos pela 1ª vez para tratamento de cegueira

Por| 29 de Julho de 2019 às 19h50

Link copiado!

Técnica CRISPR será usada em humanos pela 1ª vez para tratamento de cegueira
Técnica CRISPR será usada em humanos pela 1ª vez para tratamento de cegueira

Um estudo que está sendo realizado nos Estados Unidos pelas empresas Editas Medicine e Allergan pode trazer uma esperança renovada na busca pela cura da cegueira. De acordo com a agência Associated Press, uma edição genética usando a técnica CRISPR será feita em seres humanos pela primeira vez com o intuito de tratar uma doença ocular hereditária que causa a perda da visão.

Pessoas com essa condição têm uma mutação em um gene que afeta a função da retina, as células sensíveis à luz na parte de trás do olho que são essenciais para a visão normal. A condição é uma forma de amaurose congênita de Leber, uma das causas mais comuns de cegueira infantil e que afeta cerca de 2 a 3 recém-nascidos em cada 100 mil, de acordo com o National Institutes of Health, também nos Estados Unidos.

O tratamento irá corrigir a mutação usando a ferramenta que permite aos pesquisadores editar precisamente o DNA em um ponto específico, conforme informou a agência. Os pesquisadores usarão uma injeção para fornecer o tratamento diretamente às células sensíveis à luz, de acordo com uma declaração da Editas Medicine.

A experiência irá contar com um total de 18 pacientes voluntários, tanto crianças (com idades entre 3 e acima) como adultos. O novo estudo é diferente da controversa pesquisa de um cientista chinês que usou a CRISPR para editar os genomas de bebês gêmeos no ano passado. Nesse caso, o profissional modificou o DNA dos embriões e essas alterações genéticas poderiam ser transmitidas para a próxima geração. No novo estudo, as edições de DNA feitas em crianças e adultos não podem ser passadas para seus filhos.

Continua após a publicidade

Fonte: Fox News