Surto de covid entre gorilas de zoológico ameaça Ozzie, o mais velho do mundo

Surto de covid entre gorilas de zoológico ameaça Ozzie, o mais velho do mundo

Por Renato Santino | Editado por Luciana Zaramela | 13 de Setembro de 2021 às 17h30
Carlos Cram/Unsplash

Um incidente em Atlanta, nos Estados Unidos, demonstrou que os seres humanos não são os únicos primatas vulneráveis à covid-19. Vários dos gorilas no zoológico local foram diagnosticados com a doença após exposição ao vírus SARS-CoV-2. Entre eles estava Ozzie, o gorila mais velho do mundo, com 60 anos, que agora demonstra sintomas moderados.

Os animais foram testados após exibirem sintomas típicos da doença, em especial a tosse, que foram percebidos pelos seus tratadores. Após os testes iniciais, eles foram diagnosticados com o vírus, mas o zoológico informou que esperava uma análise do Laboratório Nacional de Serviços Veterinário localizado no estado do Iowa.

Os animais começaram o tratamento com anticorpos monoclonais e toda a população de 20 gorilas do zoo também está sendo testada para determinar a dimensão do surto de covid.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Aos 60 anos, Ozzie é o gorila mais velho de sua espécie (Imagem: Divulgação/Zoo Atlanta)

O que preocupa especialmente os diretores do zoológico é saber como os gorilas foram infectados. “Estamos muito preocupados que essas infecções ocorreram, especialmente com os nossos protocolos de segurança com grandes primatas e outras espécies suscetíveis são, e foram durante toda a pandemia, extremamente rigorosos”, declarou Sam Rivera, diretor de saúde animal.

A suspeita é que algum tratador assintomático levou o vírus sem saber até os gorilas, mesmo vacinado.

O zoológico também informa que, até hoje, não há evidências de que os animais que lá habitam sejam capazes de transmitir o vírus para pessoas. O contrário, no entanto, já está bem demonstrado, com vários casos de covid em animais causados por tratadores infectados.

Agora, o zoológico recebeu autorização para utilizar uma vacina veterinária contra a covid. Os animais receberão o imunizante assim que se recuperarem. Outros animais, incluindo felinos como leões e tigres, também serão vacinados.

Fonte: Science Alert

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.