Publicidade

Surto de covid em Pequim faz governo implementar testagem em massa na cidade

Por| Editado por Luciana Zaramela | 26 de Abril de 2022 às 11h50

Link copiado!

Surto de covid em Pequim faz governo implementar testagem em massa na cidade
Surto de covid em Pequim faz governo implementar testagem em massa na cidade

Desde a última sexta-feira (22), 70 novos casos de covid-19 foram detectados na capital chinesa, Pequim, o que gerou preocupação e medidas de controle governamentais. Após incidentes semelhantes em Xangai, outra megacidade do país que acabou tomando medidas de lockdown para conter a transmissão da variante Ômicron, o temor de que o mesmo aconteça com a capital é grande.

Na expectativa de medidas de isolamento, famílias chinesas foram a supermercados para estocar comida e suprimentos e fizeram filas para realizar testes de covid obrigatórios — num período de cinco dias, são exigidos três exames PCR, medida tomada na noite da última segunda-feira (25).

Cerca de dois terços dos casos vêm do bairro nobre de Chaoyang, que, no último domingo, exigiu a testagem de todos os seus 3,5 milhões de habitantes na segunda, quarta e sexta-feira: os moradores de outros 10 bairros, o que abarca quase toda a população da capital (menos áreas muito rurais), foram indicados a realizar o teste de covid na terça-feira, quinta-feira e no sábado.

Continua após a publicidade

Lockdowns na China

Recentemente, o governo chinês tem recorrido aos lockdowns como medida de contenção do coronavírus, o que faz parte da política "zero covid" do presidente Xi Jinping, medida que se alia — e, muitas vezes, se segue — a testes em massa. Xangai, por exemplo, está em lockdown desde o dia 28 de março, mas, em Pequim, a estratégia é um pouco diferente: alguns bairros foram isolados, e habitantes de distritos adjacentes são fortemente encorajados a não deixar suas casas.

A área isolada na cidade inclui aproximadamente 2,5 km² no sul do distrito de Chaoyang, próximo à Universidade Tecnológica de Pequim. No lado da instituição, as lojas ainda estavam abertas na segunda-feira, mas, a uma rua de distância, todos os estabelecimentos já estavam fechados. Viaturas e ambulâncias já estavam no local, mas nada das cercas de segurança usadas para o isolamento de bairros, como visto em Xangai.

Continua após a publicidade

O aumento de casos na capital vinha aumentando há cerca de uma semana, com vários ciclos de transmissão, segundo Pang Xinghuo, diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Pequim. A população da cidade, agora, se apressa para a testagem em massa, já que um teste negativo é necessário para poder deixar a cidade antes de um lockdown mais generalizado. Em 2020, um pequeno surto na cidade já fez com que muitos habitantes deixassem a capital antes das medidas de isolamento.

Alguns especialistas alertam para efeitos sociais e econômicos negativos gerados pelas medidas — ondas de vendas de ações atingiram as bolsas de valores de Xangai e Shenzhen na segunda-feira, diminuindo o valor de mercado de grandes companhias chinesas. O governo, no entanto, afirma que as medidas são absolutamente necessárias. Cai Qi, secretário do Partido Comunista de Pequim, afirma que as medidas não podem ser adiadas, e indivíduos e regiões precisam ser testados o quanto antes.

Tanto em Xangai quanto em Pequim, há protestos por parte da população, que acredita estar passando por restrições muito duras. Na última segunda-feira (25), as autoridades de saúde de Xangai confirmaram 19.455 casos no dia anterior, uma queda diária de 1.603. Em alguns locais da cidade, foi permitida a saída de cidadãos, mas com o alerta de que restrições generalizadas continuarão até que os casos sejam eliminados por completo.

Continua após a publicidade

Fonte: The New York Times