Publicidade

SP vai entregar mais 21 milhões de doses da CoronaVac

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Março de 2021 às 21h40

Link copiado!

Jubjang/Rawpixel
Jubjang/Rawpixel

Nesta segunda-feira (1º), o Governador João Doria anunciou 21 milhões de doses da vacina CoronaVac destinadas ao Ministério da Saúde ainda em março. Trata-se de uma quantidade 17% maior do que o previsto para este mês, originalmente. Isso porque o Instituto Butantan, responsável pelo desenvolvimento do imunizante chinês aqui no Brasil, dobrou a capacidade de produção da sua fábrica, que agora funciona 7 dias por semana, 24 horas por dia.

Na ocasião, Doria confirmou a chegada de mais 8 mil litros de insumos da vacina vindos da China, do laboratório Sinovac na próxima quinta-feira (4). "Isso representa a produção de mais 14 milhões de doses da vacina. Sobre o programa de vacinação, na quarta-feira (3), vamos entregar mais 900 mil doses da vacina pronta e envasada para o Ministério da Saúde para prosseguir a vacinação dos brasileiros”, afirmou o governador.

Segundo as informações veiculadas pelo próprio site oficial do Governo de São Paulo, até o final de abril o Estado entregará 46 milhões de doses da vacina do Butantan ao Ministério da Saúde. Enquanto isso, até 30 de agosto, outros 54 milhões de doses da vacina serão enviadas ao Governo Federal. As 100 milhões de doses eram esperadas até 30 de setembro, mas com a intensificação da produção, foi possível antecipar em 30 dias.

Continua após a publicidade

O Governo ainda trouxe à tona que, a cada 10 brasileiros vacinados, 9 são imunizados com a vacina do Butantan, e que o Instituto, levando o Instituto à entrega do que corresponde a 90% de todas as vacinas utilizadas na rede pública do país, vem criando uma força-tarefa para manter o ritmo de produção acelerado.

A primeira etapa de vacinação em São Paulo contra a COVID-19 prioriza  profissionais da saúde, pessoas com 60 anos ou mais e grupos indígenas e quilombolas. Dentro desta etapa, a expectativa do estado é que nove milhões de pessoas sejam imunizadas, com a aplicação de 18 milhões de doses da CoronaVac, até o dia 28 de março. A estimativa é de que a campanha de vacinação contra o coronavírus movimente cerca de 79 mil profissionais, com 54 mil trabalhadores do setor da saúde, além de 25 mil agentes da segurança pública para garantir a segurança e evitar aglomerações.

Vale lembrar que em janeiro, com a premissa de agilizar atendimento nos locais de vacinação, o Governo de São Paulo lançou o site #VacinaJá, em que as pessoas aptas a receber a vacina do Butantan podem realizar um pré-cadastro. No entanto, as pessoas que não conseguirem fazer o pré-cadastro não precisam se preocupar, pois a vacinação também será feita sem ele. Partindo disso, apenas será necessário fazer o cadastro completo na unidade de vacinação. O site também aponta o cronograma que estabelece cinco etapas de vacinação, e permite até que a pessoa cheque locais de vacinação por perto. A equipe do Canaltech já explicou como fazer o cadastro.

Continua após a publicidade

Porém, se você não é do Estado de São Paulo, nossa equipe também já comentou sobre várias capitais brasileiras e os sites em que se pode acompanhar a situação da campanha de vacinação local.

Fonte: Governo de São Paulo