Publicidade

SP tem 87% da população vacinada contra covid-19, mais que EUA e Alemanha

Por| Editado por Luciana Zaramela | 29 de Outubro de 2021 às 11h15

Link copiado!

Freepik
Freepik

No Estado de São Paulo, 87% da população adulta já está completamente vacinada contra a covid-19, ou seja, tomou as duas doses (ou, no caso do imunizante da Janssen, a dose única). Essa porcentagem é mais alta que a população dos EUA (68%), do Reino Unido (68%) e da Alemanha (75%). Mais de 38 milhões de paulistas com 12 anos ou mais receberam pelo menos uma dose das vacinas: cerca de 98,1% da população.

São Paulo é o quinto território no ranking de totalmente vacinados, atrás de Espanha (88%), Canadá (84%), França (79%) e Itália (79%). Além disso, o estado é, atualmente, o líder em vacinação em todo o território brasileiro, tanto no que diz respeito à população completamente vacinada quanto à população que tomou apenas a primeira dose.

Continua após a publicidade

O local que hoje tem a maior taxa de cobertura vacinal é justamente a capital de São Paulo, com direito a 92,2% da população completamente vacinada. Entretanto, os especialistas apontam que ainda há um excedente de pessoas com a primeira dose aguardando a segunda por conta do prazo do intervalo. Com isso em mente, o governo do estado optou por reduzir o intervalo das vacinas da AstraZeneca e da Pfizer.

Os especialistas ressaltam que tem ocorrido uma diminuição expressiva de hospitalização, internação em Unidades de Terapia Intensiva [UTIs] e taxa de óbitos devido à vacinação em SP. Por enquanto, o maior desafio que o estado enfrenta está atrelado às pessoas que não tomaram a segunda dose, ou pior, seja pelo intervalo, seja por abandono.

Fonte: Folha de S. Paulo