SP registra dia com apenas 1 óbito por covid-19, mas ainda é preciso ter cuidado

SP registra dia com apenas 1 óbito por covid-19, mas ainda é preciso ter cuidado

Por Fidel Forato | Editado por Luciana Zaramela | 03 de Novembro de 2021 às 14h40
kjpargeter/Freepik

Na segunda-feira (1), a cidade de São Paulo registrou apenas um óbito em decorrência da covid-19. Este foi o terceiro dia seguido em que apenas um registro de morte foi computado. Com a redução seguida de notificações, a média móvel de mortes em decorrência do coronavírus SARS-CoV-2 está em 3,86 na capital.

Vale lembrar que os dados ainda podem ser revistos, já que, durante feriados, as notificações tendem a levar mais tempo para serem computadas. No entanto, a queda no número de óbitos da covid-19 é uma tendência acompanhada de perto pela Secretaria Municipal de Saúde. Desde a chegada do vírus por aqui e a transmissão comunitária da doença, as notificações de óbito nunca estiveram tão baixas.

Na cidade de São Paulo, média móvel de mortes em decorrência da covid-19 chega a 3,8 (Imagem: Reprodução/Prefeitura de São Paulo)

Segundo dados levantados pelo Consórcio de veículos da imprensa, 67,74% da população do estado de São Paulo está com o esquema vacinal completo — duas doses ou imunizante de dose única —, o que equivale a 31,5 milhões de pessoas protegidas. Observado apenas a primeira dose, 80,55% da população já iniciou o processo de imunização.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Cenário da covid na cidade de São Paulo

"Estamos muito próximos do dia em que não haverá nenhuma notificação de ocorrência de óbito", afirmou o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, para o jornal Folha de S.Paulo. "Será simbólico. Terá um peso muito grande. Será a prova definitiva de que a vacinação na cidade foi exitosa no controle da epidemia", especula Aparecido.

"O fato de chegarmos ao dia simbólico em que, pela primeira vez em quase dois anos, não haverá registro de mortes não significa que novos óbitos não voltarão, infelizmente, a ocorrer. O vírus ainda circula na cidade, ainda temos internações de pessoas", completa o secretário. Entre as medidas ainda necessárias, está o uso de máscaras.

Até agora, a prefeitura de São Paulo registrou 1.538.304 casos confirmados da covid-19, sendo 38.769 óbitos em decorrência da infecção. Atualmente, a taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) é de 33% e de 28% nas enfermarias.

Fonte: Prefeitura de SPFolha de São Paulo e G1   

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.