Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sem sangue! Médicos operam cérebro de paciente consciente em live do Facebook

Por| 30 de Outubro de 2019 às 14h23

Link copiado!

BBC
BBC
Tudo sobre Facebook

Talvez não seja tão excêntrico quando o legista que faz transmissões ao vivo de autópsias, mas na última terça-feira (29), médicos norte-americanos chegaram bem perto desse nível, ao realizar uma cirurgia no cérebro de uma mulher — enquanto milhares de pessoas assistiam por meio de uma live no Facebook. A paciente, chamada Jenna Schardt, precisava que removessem uma grande quantidade de vasos sanguíneos que causavam convulsões. Quando o hospital Methodist Dallas Medical Center demonstrou interesse em transmitir o procedimento via live do Facebook, ela se mostrou mais do que disposta.

"Jenna queria mostrar ao resto da comunidade que, se você tiver esse problema, pode consertar", conta Nimesh Patel, chefe de neurocirurgia do hospital, durante entrevista ao portal norte-americano The Guardian. "Ela foi um modelo para nós, e nós a apoiamos por causa disso", acrescenta.

É válido lembrar que a live em questão não mostrou nenhuma das partes sangrentas da cirurgia, pois isso poderia ter violado as políticas do Facebook.

Algo que chamou a atenção, foi que Jenna estava acordada durante o procedimento. Não por falta de anestesia, mas porque os cirurgiões precisavam que o paciente estivesse acordado para garantir que não perturbassem nenhuma parte do cérebro responsável pela fala ou movimento. "Se fôssemos para o lugar errado, isso poderia lhe custar a capacidade de falar, e é por isso que precisamos mapear as áreas da fala antes de prosseguirmos", disse Bartley Mitchell, neurocirurgião responsável. "Tivemos que mapeá-los fisicamente no cérebro enquanto ela estava acordada e conversando conosco".

Continua após a publicidade

O vídeo de 45 minutos acumulou mais de 45 mil visualizações e 1 mil comentários quando terminou — e com base em alguns desses comentários, a experiência de Schardt ajudou outras pessoas, do jeitinho que ela queria. "Assistir a esta cirurgia me deu esperança sobre minha futura cirurgia semelhante do lobo temporal esquerdo", comentou um espectador, de acordo com o The Guardian.

A live do Methodist pode ser acessada no Facebook, sem imagens fortes e dentro dos termos. Assista abaixo:

Fonte: The Guardian via Futurism