Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Secretária da Saúde aponta para segurança da vacina da covid em crianças

Por| Editado por Luciana Zaramela | 27 de Dezembro de 2021 às 12h06

Link copiado!

Davidpereiras/Envato Elements
Davidpereiras/Envato Elements

Em nota técnica, secretária extraordinária de enfrentamento à covid-19, subordinada ao Ministério da Saúde, explica que a vacinação contra a covid-19 de crianças de 5 a 11 anos é segura. Após analisar dados de segurança e eficácia, o imunizante também foi aprovado para o uso do público pediátrico pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

"Antes de recomendar a vacinação [contra a] covid-19 para crianças, os cientistas realizaram testes clínicos com milhares de crianças e nenhuma preocupação séria de segurança foi identificada", explicou Rosana Leite de Melo, da equipe de enfrentamento à covid-19, em nota técnica.

Continua após a publicidade

Além disso, Melo destacou os critérios da análise da Anvisa para autorizar o uso da vacina da Pfizer em crianças. De acordo com o texto, o processo é feito "forma rigorosa e com toda a cautela necessária".

Por fim, o documento destaca que "as vacinas [contra a] covid-19 estão sendo monitoradas quanto à segurança com o programa de monitoramento de segurança mais abrangente e intenso da história do Brasil". Dessa forma, eventuais efeitos adversos da imunização serão amplamente conhecidos.

Entenda a posição da secretária subordinada à Saúde

Vale explicar que esta nota técnica foi enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF) para esclarecer as questões que envolvem a imunização de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19 no Brasil.

Continua após a publicidade

Agora, o documento deve subsidiar a posição da Advocacia-Geral da União (AGU) sobre ação que cobra um cronograma de imunização do Ministério da Saúde para o público infantil. Inclusive, esse cronograma deva ser definido até o dia 5 de janeiro de 2022, segundo o ministro Ricardo Lewandowski.


Fonte: G1