Publicidade

Saúde envia mais informações para Anvisa sobre autotestes de covid

Por| Editado por Luciana Zaramela | 27 de Janeiro de 2022 às 10h56

Link copiado!

Clara_mf/Envato Elements
Clara_mf/Envato Elements

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu do Ministério da Saúde (MS) mais detalhes sobre as políticas públicas que planeja implementar para o uso de autotestes da covid-19, caso eles sejam autorizados no Brasil. As informações foram compartilhadas na noite de terça-feira (25).

Vale lembrar que a Anvisa adiou a decisão de liberar (ou não) que as pessoas pudessem realizar testes de antígenos para a covid-19 em casa por considerar que faltavam critérios para definir, por exemplo, como os resultados positivos seriam incluídos no sistema de vigilância do Ministério da Saúde.

Continua após a publicidade

Na sexta-feira (28), às 10 horas, os diretores da Anvisa irão votar novamente pela liberação dos testes caseiros para a covid-19, a partir dos novos dados e informações compartilhados pela Saúde.

Planos da Saúde para os autotestes

De acordo com portaria da Saúde, as notificações de casos positivos da covid-19 deverão ser compulsórias. Além disso, os resultados positivos deverão ser incluídos na Rede Nacional de Dados em Saúde do governo federal.

Como o Brasil enfrenta uma nova onda da covid-19, causada pela variante Ômicron (B.1.1.529), a Saúde também informou que a liberação dos autotestes deve ampliar a testagem entre os casos suspeitos no país. Isso porque o exame de antígeno irá integrar o Plano Nacional de Expansão da Testagem (PNE-Teste). Mais medidas são necessárias para conter a alta de casos, já que, de acordo com a pasta, o pico de infecções é esperado para o mês de fevereiro.

Continua após a publicidade

“Se aprovada, medida será mais um eixo de apoio ao diagnóstico e monitoramento da situação epidemiológica do país. A orientação ao público sobre manuseio dos testes, conduta do usuário após o resultado e notificação do diagnóstico serão incluídos na nova edição do PNE-Teste”, informou a Saúde, em nota.

Fonte: Agência Brasil