Publicidade

Saúde afirma que 3 milhões de doses da vacina da Janssen chegam neste mês

Por| Editado por Luciana Zaramela | 04 de Junho de 2021 às 20h30

Link copiado!

_Tempus_/Envato
_Tempus_/Envato

Nesta sexta-feira (4), o Ministério da Saúde afirmou que as primeiras doses da vacina da Janssen —  braço farmacêutico da Johnson & Johnson — contra o coronavírus SARS-CoV-2 devem ser entregues ainda neste mês. O primeiro lote será suficiente para 3 milhões de aplicações do imunizante de dose única.

"A vacina da Janssen, nós já tínhamos acertado 38 milhões de doses da vacina, nós conseguimos antecipar 3 milhões. Chega agora no mês de junho", afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Inicialmente, a Saúde previa que 16,9 milhões chegassem entre os meses de julho e setembro. Outras 21,1 milhões são esperadas entre outubro a dezembro deste ano. 

Continua após a publicidade

De acordo com o ministro Queiroga, a estratégia de distribuição será coordenada em conjunto com os secretários estaduais. Vale lembrar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já aprovou, em março, o uso emergencial da fórmula no Brasil. 

Eficácia da Janssen contra a COVID-19

Pesquisas sobre o imunizante destacam que a eficácia global — o que envolve casos moderados e leves —  é de 66%. Além disso, a taxa de proteção é estimada é de 85%, quando são considerados apenas os casos graves da COVID-19, ou seja, quando a internação é necessária. No Brasil, voluntários participaram dos estudos clínicos de Fase 3.

Para a proteção, a vacina contra o coronavírus adota uma plataforma vetor viral não replicante. Em outras palavras, os cientistas adotam um adenovírus humano (Ad26) modificado para não se replicar mais. Tal adenovírus é editado para carregar a proteína spike do coronavírus. A partir desse fragmento de material genético do coronavírus nas células, o sistema imunológico do corpo aprende a identificar e combater o agente infeccioso. Estável, a fórmula pode ser armazenada em freezers comuns, entre 2 °C e 8 °C.

Continua após a publicidade

Fonte: Exame