Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

São Paulo libera reforço contra covid para adultos; qual vacina você deve tomar?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Novembro de 2021 às 14h25

Link copiado!

Freepik
Freepik

Na quinta-feira (18), o governo de São Paulo passou a liberar a aplicação da dose de reforço contra a covid-19 em pessoas com mais de 18 anos, desde que tenham concluído o esquema vacinal — composto por duas doses — há pelo menos 5 meses.

“A partir desta quinta-feira (18), toda população adulta que já tenha recebido a segunda dose da vacina há pelo menos cinco meses poderá receber a dose adicional da vacina aqui no estado de São Paulo”, afirmou o governador do estado, João Doria. Para este mês, o governo calcula que 710 mil pessoas já estão aptas a receber a dose adicional contra a covid-19.

Até então, a terceira dose era autorizada apenas para pessoas com mais de 60 anos, profissionais da saúde ou imunossuprimidos, com um intervalo de seis meses. A mudança na vacinação contra a covid-19 segue a nova orientação do Plano Estadual de Imunização (PEI), de acordo com a diretriz do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Continua após a publicidade

Qual vacina a pessoa deve receber no reforço em SP?

No plano nacional, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga orientou que o reforço contra a covid-19 deveria seguir o padrão da vacinação heteróloga, ou seja, a terceira dose deve se diferir das duas anteriores. No entanto, a imunização estadual adotará o imunizante que estiver disponível no local da vacinação.

Dessa forma, a pessoa poderá receber uma das seguintes vacinas contra a covid-19: ComiRNAty (Pfizer/BioNTech), Covishield (AstraZeneca/Oxford/Fiocruz) ou CoronaVac (Sinovac/Butantan). Em nota, o governo destaca que "os imunizantes disponíveis na rede pública de saúde são seguros, eficazes e podem ser utilizados nesta estratégia vacinal".

Continua após a publicidade

Questão da Janssen

Conforme anunciado pela Saúde, as pesses que receberam a vacina da Janssen (Johnson & Johnson) contra a covid-19 deverão tomar uma segunda dose do mesmo imunizante, dois meses após a primeira aplicação. Passados cinco meses do esquema vacinal completo é que essas pessoas receberão o reforço.

Caso a pessoa já esteja com a segunda dose atrasada, é importante checar na UBS mais próxima a disponibilidade da fórmula da Janssen, antes de sair de casa. Na quarta-feira (17), o SP informou que "não conta com estoque deste imunizante e aguarda o envio de doses do Ministério da Saúde para definir a adesão às novas diretrizes com relação a esta vacina".

Fonte: Governo de SP