Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

São Paulo ignora plano estadual e usa apenas Pfizer como 3ª dose em idosos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 16 de Setembro de 2021 às 20h15

Link copiado!

Pfizer Brasil
Pfizer Brasil

A cidade de São Paulo decidiu ir contra a orientação do governo estadual e aderir às recomendações federais na aplicação da terceira dose de vacina contra covid em idosos. Desde a última quarta-feira (15), o município usa apenas o imunizante da Pfizer para este propósito.

O plano estadual de vacinação de São Paulo previa que qualquer vacina disponível seria usada para a terceira dose de idosos. Isso incluía a CoronaVac, distribuída pelo Instituto Butantan, que pertence ao governo do estado, e cujo uso foi amplamente politizado desde o início dos testes clínicos.

O problema é que especialistas passaram a criticar o uso da CoronaVac entre a população mais velha, com 80 anos ou mais, com base em ensaios clínicos que demonstraram baixa proteção na faixa etária. Ao mesmo tempo, o regime heterólogo, com intercambialidade entre vacinas, também tem mostrado bons resultados.

Continua após a publicidade

A aplicação do reforço começou em 6 de setembro na cidade de São Paulo. Inicialmente, estavam inclusos apenas os residentes da capital com 90 anos ou mais, mas nesta segunda-feira (13) foi liberada a distribuição para a faixa entre 85 e 89. Para estar habilitado, no entanto, o idoso precisa ter recebido sua segunda dose há pelo menos seis meses.

Fonte: Estadão