Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Robô oftalmológico vai representar o Brasil em competição mundial da Microsoft

Por| 20 de Julho de 2018 às 17h00

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

Um robô de Curitiba vai ser o grande representante brasileiro na final da Microsoft Imagine Cup no próximo dia 25, em Seattle (EUA). Chamado de Adam Robo, ele foi selecionado entre 180 projetos na América Latina para a competição global com objetivo de estimular ideias inovadoras com soluções para problemas mundiais.

Qual problema nosso caro robô brasileiro é capaz de resolver? O projeto pretende levar atendimento médico para áreas de difícil acesso em que a população fica vulnerável ce cuidados oftalmológicos. Desta forma, o aparelho oferece testes de visão rápidos e precisos por inteligência artificial.

Criado por Juliano Santo, fundador da startup de Curitiba chamada Prevention, o projeto passou por mentoria do Microsoft Innovation Center, consegue identificar necessidades oftalmológicas urgentes colaborando com a prevenção da cegueira evitável.

“Milhares de casos de cegueira recorrentes no mundo todo poderiam ser alertados e evitados com um simples teste de visão, entretanto a porcentagem de pessoas que têm acesso a oftalmologistas, principalmente no Brasil, é muito baixa. A proposta do Adam é conscientizar sobre a saúde visual e potencializar o oftalmologista funcionando como uma triagem, já que gera uma anamnese clínica que colabora com a assertividade dos médicos”, afirma Juliano.

Continua após a publicidade

O Adam Robo é capaz de fazer um teste de visão em cerca de cinco minutos e reconhece com precisão em níveis globais de aceitação para problemas de visão usuais como miopia, hipermetropia, vista cansada, astigmatismo e daltonismo. Como o objetivo é trabalhar com população carente sem acesso ao tratamento oftalmológico convencional, o Adam mostra escala de figuras para identificação por pessoas não alfabetizadas e letras para os que sabem ler.

“O teste é rápido e pode ser aplicado em adultos e crianças de todas as faixas etárias. Os resultados são gerados instantaneamente e digitalizados pelo software do Adam por meio de um aplicativo disponível para Android, web e iOS. O big data do sistema armazena todo o mapeamento do paciente, com a indicação ou não de doença oftalmológica, idade, sexo, escolaridade e localidade. Todos os dados podem ser acessados por qualquer oftalmologista por meio de um QR Code”, explica Juliano.

O Adam Robô vai representar o Brasil contra outras 33 invenções no mundial que acontece entre os dias 23 e 25 de julho, nos Estados Unidos, cujo campeão vai levar mais de 100 mil dólares, somando dinheiro, viagens e créditos em nuvem, como subsídio para desenvolvimento do projeto, além de mentoria de Satya Nadella, CEO da Microsoft.

Continua após a publicidade

“Já estamos trabalhando em novas versões do Adam Robo, que vão permitir, por exemplo, que o teste seja realizado de modo automatizado e por conversação, de maneira muito mais humanizada. Além disso, já estamos trabalhando para que o Adam aponte diretamente as possíveis doenças, potencializando o trabalho dos oftalmologistas”, completa Santos.

Atualmente, o produto é usado em mutirões de exames gratuitos para população, executados pela Prefeitura de Curitiba.