Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quer ser produtivo sem ter stress nem depressão? Este estudo tem a resposta!

Por| Editado por Luciana Zaramela | 27 de Agosto de 2021 às 13h40

Link copiado!

marymarkevich/Freepik
marymarkevich/Freepik

Com a rotina de trabalho do dia a dia, algumas pessoas acabam deixando os momentos de lazer de lado e tentam ser produtivas a todo custo, até mesmo durante o tempo livre. Essa troca, no entanto, não é a melhor escolha para a saúde mental, de acordo com um novo estudo realizado pela Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos. 

A pesquisa diz que priorizar o tempo de lazer, inclusive, é benéfico para a saúde mental como um todo, nos deixando ainda mais produtivos e menos estressados. Quando acontece o oposto, o efeito é prejudicial. "Descobrimos que se as pessoas começarem a acreditar que o lazer é perda de tempo, elas podem acabar ficando mais deprimidas e estressadas", conta Selin Malkoc, professora e co-autora do estudo.

Para chegar nos resultados, os cientistas contaram com a colaboração de 199 universitários, que precisaram avaliar o quanto eles gostavam de diversas atividades de lazer. Então, eles mediram seus níveis de felicidade, depressão, ansiedade e estresse, e foram questionados se concordavam ou não com algumas frases, como "gastar tempo com atividades de lazer muitas vezes é um desperdício".

Continua após a publicidade

Sendo assim, quanto mais eles viam o lazer como um desperdício, menos gostavam de fazer exercícios físicos, assistir a programas de TV, meditar ou sair com os amigos, por exemplo. Esses indivíduos, como consequência, eram mais deprimidos, ansiosos e estressados. Em outro experimento, 302 pessoas foram questionadas sobre como comemoravam o Halloween e o quanto gostavam da data, o que trouxe o mesmo resultado do primeiro teste, inclusive mostrando que as que priorizam a produtividade sentem menos prazer nas atividades.

Dá para ser produtivo sem deixar o lazer de lado?

Na pesquisa, os cientistas dizem que não é fácil mudar as crenças das pessoas em relação ao que elas acham sobre ter lazer. Então, os pesquisadores aconselham aqueles que veem a diversão como um desperdício de tempo para que pensem em formas produtivas em que as atividades individuais de lazer funcionem também como objetivos de longo prazo. "Se o lazer pode ser enquadrado como um certo objetivo produtivo, isso pode ajudar as pessoas que acham que o lazer é perda de tempo obtenham alguns dos mesmos benefícios", diz Rebecca Reczek, co-autora do estudo, afirmando ainda que a descoberta não é uma exclusividade norte-americana.

Continua após a publicidade

"Vivemos em uma sociedade global e existem pessoas em todos os lugares que ouvem as mesmas mensagens sobre o quão importante é estar ocupado e produtivo. E uma vez acreditando nisso e internalizando que o lazer é um desperdício, nossos resultados sugerem que você vai ficar mais depressivo e menos feliz, independente de onde você vive", completa Reczek.

Você pode conferir o estudo neste link.

Fonte: WebMD