Publicidade

Psicóloga conta com realidade virtual para tratar fobias e ansiedade

Por| 15 de Agosto de 2017 às 14h18

Link copiado!

Psicóloga conta com realidade virtual para tratar fobias e ansiedade
Psicóloga conta com realidade virtual para tratar fobias e ansiedade

Nataly Martinelli, da clínica Solar PSI, vem contando com a realidade virtual como auxiliar no tratamento de pacientes que sofrem de fobias e ansiedade há cerca de dois meses. A psicóloga, ao notar a popularização da tecnologia no Brasil, buscou capacitação sobre VR aplicada em psicologia.

A especialista explica que a realidade virtual é uma simulação de terapia de exposição, sendo eficaz no tratamento de problemas como síndrome do pânico, TOC, claustrofobia, ansiedade, agorafobia e medos diversos como o de voar, de injeções, de animais, de dirigir ou de falar em público. Ao enfrentar seus maiores medos no ambiente virtual, o paciente consegue lidar com seus sentimentos com a segurança de não estar inserido naquela situação no mundo real.

O programa usado no tratamento com VR foi desenvolvido por uma startup europeia, e é similar a um videogame, em que o paciente sobe de nível a cada conquista. A psicóloga mostra um exemplo no caso de aerofobia (medo de voar), em que a pessoa vive a experiência desde o preparo para ir ao aeroporto, passando pelo trajeto até o local, entrando no portão de embarque, até o embarque em si, decolagem, turbulências e pouso — mas tudo no ambiente virtual. Além da VR, a especialista também trabalha com hipnose para controlar os níveis de estresse.

De acordo com a psicóloga, os sintomas vivenciados pelos pacientes no ambiente da realidade virtual são muito próximos aos vividos na situação real. “Eu tive pacientes que tiveram reações fisiológicas durante e após as sessões, e a variação de ansiedade e a própria sudorese são sintomas normais da exposição”, explica.

Continua após a publicidade

Atualmente, poucos profissionais da saúde mental contam com a realidade virtual no Brasil para tratar fobias. “O diferencial do meu tratamento é que esta ferramenta possui tratamentos para diversas fobias, como também relaxamentos e mindfulness”, contou Nataly, que deseja ajudar as pessoas a superarem suas dificuldades de maneira rápida e efetiva, usando a tecnologia como braço direito.

Fonte: Startupi