Prisão de ventre no BBB! Quanto tempo aguentamos ficar sem fazer cocô?

Prisão de ventre no BBB! Quanto tempo aguentamos ficar sem fazer cocô?

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 21 de Janeiro de 2022 às 17h04
twenty20photos/envato

Alguns participantes do BBB chamaram a atenção dos internautas ao revelar problemas para ir ao banheiro. Bárbara chegou a se queixar com a Laís de que não conseguiu desde que entrou na casa. Enquanto isso, a Brunna, esposa da cantora Ludmilla, até expôs uma estratégia para não deixar o banheiro com mau cheiro. Mas do ponto de vista científico da coisa: quanto tempo será que o corpo humano consegue ficar sem fazer cocô?

Segundo os especialistas, quando a pessoa evacua duas ou menos vezes por semana, já pode ser considerado constipação (também conhecida como prisão de ventre ou intestino preso). Pode parecer bobeira, mas a situação é séria e exige tratamento, porque as fezes podem voltar para o sistema intestinal e fazer com que a pessoa adoeça.

A ciência não tem uma resposta exata para o tempo que o corpo humano aguenta ficar sem evacuar o intestino, porque há uma série de variáveis nessa conta: a dieta, o metabolismo da pessoa, o estado da saúde gastrointestinal, etc. No entanto, uma semana sem ir ao banheiro já é um alerta para que a pessoa procure um médico.

É importante considerar os sintomas que acompanham a prisão de ventre:

  • Sentir vontade, ir ao banheiro e não sair nada
  • Náusea
  • Dores de estômago
Uma semana sem fazer cocô já é tempo suficiente para que se procure um médico (Imagem: twenty20photos/envato)

Pesquisadores já descobriram que não fazer cocô afeta não apenas o sistema digestivo, mas também o corpo como um todo. Se o excesso de fezes se acumular nos intestinos, isso pode colocar muita pressão nos intestinos, perfurando-o ou rasgando-o. A constipação também pode aumentar o risco de eventos cardiovasculares, como ataque cardíaco.

Fonte: Com informações do Healthline

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.