Prêmio para pesquisas subestimadas celebra 5 cientistas na edição de 2019

Por Claudio Yuge | 13 de Setembro de 2019 às 22h40
pixabay

Você já ouviu falar do Golden Goose Awards? O “Ganso Dourado” está em sua oitava edição e, nesta temporada, lembra três estudos aparentemente bizarros ou “bobos”, mas que no final das contas se tornaram pesquisas fundamentais em grandes contribuições para a sociedade. Liderado pela Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS, em inglês), o comitê de premiação inclui um grupo bipartidário de apoiadores do Congresso estadunidense e várias organizações de ciência e ensino superior. 

O primeiro homenageado é David Sachar, que trabalhava na saúde pública de Bangladesh, em 1965, quando adaptou um aparato experimental que usava pele de sapo para testar a atividade intestinal em pacientes com cólera. Suas descobertas e ensaios clínicos salvaram aproximadamente 50 milhões de vidas em todo o mundo.

David Sachar (Imagem: Divulgação/Associação Americana para o Avanço da Ciência)

Em seguida vêm Jack Levin e o já finado Frederik Bang, que, na década de 1950, estudava a circulação de sangue humana. Ele usava caranguejos-ferradura, que possuem um eficiente mecanismo para combate às infecções bacterianas, como forma de detectar endotoxinas bacterianas. Atualmente, seu legado é visto em um padrão chamado de LAL (Limulus Amebocyte Lysate), usado para testar remédios, injeções e dispositivos farmacêuticos em busca de endotoxinas antes de serem administrados em pacientes.

Para encerrar os celebrados de 2019, Noel Rose e Ernest Witebsky, este que também faleceu, descobriram nos anos 1950 que o sistema imunológico dos animais pode reagir e atacar células dentro de seus próprios corpos, algo que os cientistas não imaginavam ser possível. A pesquisa melhorou a compreensão da ciência de doenças autoimunes, como lúpus, esclerose múltipla e diabetes tipo 1.

Fonte: Eurekalert

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.