Possível caso de varíola dos macacos é isolado em cidade fronteiriça com Brasil

Possível caso de varíola dos macacos é isolado em cidade fronteiriça com Brasil

Por Fidel Forato | Editado por Luciana Zaramela | 27 de Maio de 2022 às 13h00
s_kawee/envato

Na Bolívia, autoridades de saúde da cidade Santa Cruz de la Sierra identificaram, na quinta-feira (26), um possível caso da varíola dos macacos (monkeypox). O município faz fronteira com os estado do Mato Grosso do Sul, no Brasil.

Segundo a equipe médica local, o paciente é um jovem de 26 anos, que está em isolamento e apresenta manifestações semelhantes à infecção, como as erupções na pele. No momento, sabe-se que o indivíduo teve contato com dois viajantes que vieram da Espanha.

Caso suspeito da varíola dos macacos é identificado em cidade boliviana que faz fronteira com o Brasil (Imagem: Wavebreakmedia/Envato)

O quadro ainda está em investigação e, em breve, deve ser divulgado o resultado dos exames, segundo explica o diretor nacional de Epidemiologia da Bolívia, Freddy Armijo.

Suspeita de varíola dos macacos na fronteira

Segundo o G1, a cidade de Corumbá, que fica na linha fronteiriça com a Bolívia, recebeu uma notificação sobre o possível caso de varíola dos macacos."Recebemos o comunicado da vigilância de fronteira sobre o possível diagnóstico de uma doença relacionada a varíola dos macacos, trata-se de um jovem boliviano, que está em Santa Cruz de la Sierra isolado", informou o secretário de Saúde da cidade, Rogério Leite.

"Estão sendo feitos todos os testes para que possamos fazer o descarte relacionado as doenças contagiosas, como a varíola dos macacos. No entanto, toda a área de vigilância em fronteira está em contato direto para podermos ter uma maior segurança na prevenção à saúde", completou Rogério.

Segundo a plataforma Global.health, já são registrados cerca de 320 casos da varíola dos macacos em países não endêmicos para a doença. Até agora, nenhum caso suspeito da infecção foi identificado no Brasil.

Fonte: G1  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.