Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pessoas que frequentam espaços verdes usam menos remédios para saúde mental

Por| Editado por Luciana Zaramela | 18 de Janeiro de 2023 às 10h54

Link copiado!

Allegro_Sympatico/Envato
Allegro_Sympatico/Envato

Cientistas finlandeses descobriram que pessoas que visitam, de três a quatro vezes por semana, parques, jardins comunitários e outros espaços verdes urbanos usam menos medicações para a saúde mental, como remédios para ansiedade, insônia e depressão. Além disso, o hábito reduz o risco de uso de medicamentos para pressão alta e asma.

Liderado por pesquisadores do Instituto Finlandês de Saúde e Bem-Estar, o estudo sobre a importância de frequentar espaços verdes para a saúde mental foi publicado na revista científica Occupational & Environmental Medicine. Segundo os autores, este é um dos primeiros estudos a confirmar esta relação benéfica com a natureza no país.

“Acumular evidências científicas que apoiem os benefícios para a saúde da exposição à natureza provavelmente aumentará a oferta de espaços verdes de boa qualidade no ambiente urbano e promoverá o seu uso ativo”, afirmam os cientistas. “Essa pode ser uma maneira de melhorar a saúde e o bem-estar nas cidades”, acrescentam.

Continua após a publicidade

Quais os benefícios de frequentar espaços verdes na saúde das pessoas?

No estudo, os pesquisadores questionaram 16 mil voluntários, com mais de 25 anos, sobre a maneira que experimentam os espaços verdes da sua região, incluindo a frequência. Os participantes também responderam questionários sobre o uso de medicações, como ansiolíticos e antidepressivos. Todos os inscritos moravam em Helsinque, Espoo ou Vantaa — as três cidades que compõem a maior área urbana da Finlândia.

Após análises, os autores descobriram que quem visita uma área verde urbana de três a quatro vezes por semana tem chances 33% menores de usar remédios para o tratamento da saúde mental comparado a quem não frequenta ou faz apenas uma visita semanal.

Continua após a publicidade

As pessoas que vão regularmente a esses espaços também apresentam risco 36% menor para o uso de remédios para pressão alta e risco 26% menor na demanda por medicamentos para asma.

Fato curioso é que as pessoas que visitavam espaços verdes cinco vezes por semana apresentaram benefícios um pouco menores que os indivíduos que frequentam de três a quatro vezes. Por exemplo, o risco de uso de medicações para saúde mental e para asma caíram para 22% e 24%, respectivamente. Por outro lado, a taxa para pressão alta subiu para 41%.

Vale observar que o estudo finlandês está alinhado com outras descobertas sobre os benefícios dos espaços verdes. Por exemplo, cientistas do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano, na Alemanha, descobriram que uma hora de contato diário com a natureza consegue reduzir o nível de estresse no cérebro.

Fonte: Occupational & Environmental Medicine