Pesquisadores criam lente com distância focal controlável pelo piscar de olhos

Por Wagner Wakka | 29 de Julho de 2019 às 12h29
Divulgação/AFM

Imagine você tentando ler alguma informação, bem ao longe, com muita dificuldade. Quando você pisca, seus olhos simplesmente focam no objeto e a leitura se mostra fácil. Este cenário de universos futuristas pode estar mais próximo do que imaginamos. Cientistas da University of California estão trabalhando em um tipo de lente de contato robótica capaz de adaptar a distância focal quando o usuário pisca duas vezes em um determinado padrão. 

O objetivo seria controlado através de movimentos oculares dos usuários. Isso seria feito por conta de pequenos pulsos eletromagnéticos dos olhos, chamados de sinal eletro-oculográfico. “Até mesmo quando não estão vendo nada, muitas pessoas conseguem mover seus olhos e gerar estes sinais eletro-oculográficos”, explica Shengqiang Cai, líder da pesquisa. 

Protótipo de lente criara pelos pesquisadores (Foto: Divulgação/AFM)

Usando esse sinal, os cientistas encontraram uma forma de permitir o controle de lentes pelo movimento dos olhos. A mudança acontece por conta do caráter gelatinoso e maleável das lentes usadas atualmente no mercado. 

Com isso, eles dizem que é possível mudar a distância focal em até 32%. Ou seja, trata-se de uma lente multifocal que se adapta ao olhar humano quando ele precisar ver algo distante ou perto. Os testes realizados pelo time mostram exatamente a tentativa de um usuário de enxergar um determinado conjunto de letras desfocadas na parede. Quando ele pisca duas vezes, aquele conjunto de letras se ajusta. 

Distância focal para perto e longe com piscar duplo (Foto: Divu;gação/AFM)

O sistema funciona com uma espécie de filme que reage a esses impulsos dos olhos, modificando a distância da lente, de forma muito leve, mas suficiente para modificar a distância focal. 

A pesquisa ainda está em fase de protótipo e não tem data para chegar efetivamente ao mercado. O trabalho completo está disponível no site da universidade

Fonte: AFM

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.