Pesquisa relaciona distúrbios de humor com o jeito como você escreve no celular

Por Ramon de Souza | 28 de Março de 2018 às 18h25
TechHive

Todo mundo sabe que os smartphones têm muito a dizer sobre nossa personalidade — afinal, são nesses dispositivos que trocamos mensagens e armazenamos arquivos importantes que traduzem nossas rotinas. O que você provavelmente não sabia é que, analisando o modo como alguém escreve no celular, é possível descobrir se aquele indivíduo sofre com distúrbios de humor ou problemas psiquiátricos.

Quem realizou tal constatação inusitada foi uma equipe de pesquisadores formada sobretudo por integrantes do Departamento de Ciências da Computação da Universidade de Illinois, em Chicago (EUA). Em seu relatório cujo título pode ser traduzido como “Modelagem de Dinâmica de Digitação em Celulares para Detecção de Humor”, a equipe descreve testes com um sistema batizado de DeepMood.

Para elaborar o estudo, os cientistas deram às cobaias celulares equipados com um teclado customizado, capaz de recolher metadados como o intervalo de tempo entre o pressionamento de cada tecla. Além disso, o app também mantinha um rastreio permanente dos movimentos feitos durante a escrita. Para preservar a privacidade dos participantes, os textos propriamente escritos não foram registrados.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Os resultados são impressionantes — o DeepMood conseguiu identificar pacientes com transtorno bipolar e outros distúrbios de humor com uma eficácia de 90,31%. De acordo com os autores da pesquisa, esse tipo de sistema pode ser útil no futuro para detectar problemas psiquiátricos antes mesmo que eles possam começar a causar graves interferências na qualidade de vida do enfermo.

Fonte: arXiv

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.