Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

OMS diz que a varíola dos macacos não é uma emergência de saúde global

Por| Editado por Luciana Zaramela | 27 de Junho de 2022 às 17h00

Link copiado!

furmanphoto/envato
furmanphoto/envato

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, no sábado (25), que a atual onda de surtos da varíola dos macacos (monkeypox) não é considerada uma Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional (Pheic). Decisão foi tomada após uma reunião com cientistas independentes.

Desde maio, a OMS contabiliza mais de 3 mil casos oficias da varíola dos macacos em países não endêmicos para a doença — fora do continente africano. A maioria das infecções se concentra na Europa e na América do Norte, mas casos também foram relatados no Brasil. São pelo menos 16 casos entre brasileiros e as autoridades de saúde já confirmam a transmissão comunitária do vírus.

Continua após a publicidade

Apesar do parecer sobre a varíola dos macacos, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, explicou que a doença é uma potencial ameaça para a saúde pública global e deve ser combatida. Além disso, alguns membros do comitê "expressaram opiniões diferentes", comenta Tedros.

“O que torna o surto atual especialmente preocupante é a disseminação rápida e contínua para novos países e regiões e o risco de transmissão sustentada em populações vulneráveis, incluindo pessoas imunocomprometidas, mulheres grávidas e crianças”, pontuou Tedros em comunicado.

O que é uma emergência de saúde global para a OMS?

Vale explicar que a emergência de saúde global é o nível mais alto de alerta contra doenças, emitido pela OMS. No momento, a definição se aplica apenas à covid-19 e à poliomielite (pólio). Anteriormente, já foi usada para descrever surtos causados pelo vírus Ebola e Zika, além da gripe H1N1.

Continua após a publicidade

Decisão sobre a varíola dos macacos pode ser revista?

Independente da decisão do comitê, é possível que a posição seja revista, caso surjam novas evidências. Isso pode acontecer caso o número de infecções aumente nas próximas semanas e mais países relatem casos da varíola dos macacos. Outro ponto é o fato dos casos se tornarem mais graves e a incidência de óbitos aumentar.

Vale lembrar que, em janeiro de 2020, a OMS não declarou a covid-19 como uma Pheic. No entanto, a mudança no perfil epidemiológico da doença e a explosão de casos em outros países fez com que a comissão revisse o seu entendimento algumas semanas depois.

Fonte: OMS (1) e (2)