Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ômicron: subvariante BA.5 causa mais reinfecções, aponta estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 21 de Julho de 2022 às 14h17

Link copiado!

frender/envato
frender/envato

As subvariantes da Ômicron vêm causando preocupação entre os especialistas, principalmente a BA.5, recentemente associada a um número maior de reinfecções, conforme aponta um estudo publicado na plataforma MedRxiv. Com isso, mais pessoas estão pegando Covid-19 pela segunda ou até terceira vez.

Segundo o estudo, realizado no Catar, pacientes infectados por Covid-19 antes da chegada da variante Ômicron tinham apenas 15% de proteção contra uma reinfecção que causava sintomas durante a onda BA.5. No entanto, a proteção contra uma infecção passada por uma variante Omicron foi cerca de 76%.

Em paralelo, uma empresa de sequenciamento genético chamada Helix apontou que a BA.5 é responsável por cerca de 80% das novas infecções por Covid-19 nos EUA. Segundo um relatório da empresa, a parcela de reinfecções quase dobrou de 3,6% durante a onda BA.2 em maio para 6,4% durante a onda BA.5, em julho.

Continua após a publicidade

O relatório também estima que o intervalo entre a infecção e a reinfecção não diminuíram com o avançar da subvariante. Embora isso não signifique que não haja casos recentes em que as pessoas tiveram novos surtos de covid-19 com apenas algumas semanas de intervalo, esses casos não representam a maior parte do cenário.

De qualquer forma, os autores do estudo comentam que, estatisticamente falando, é mais provável que um paciente seja reinfectado quanto mais tempo se passar desde sua última infecção.

Já o estudo do Catar sugere que aueles que foram infectados com uma variante pré-Omicron agora têm proteção realmente limitada contra a infecção de BA.4 ou BA.5, então não podem realmente contar com a imunidade natural para protegê-los. Aqueles que foram infectados mais recentemente com uma variante Ômicron têm uma imunidade boa, mas não imunidade total, contra a reinfecção.

Continua após a publicidade

Recentemente, estudos do Beth Israel Deaconess Medical Center, da Harvard Medical School, e da Columbia University, respectivamente, apontaram que as subvariantes da Ômicron BA.4 e BA.5 conseguem escapar melhor dos anticorpos de pessoas vacinadas, incluindo as doses de reforço.

Fonte: MedRxiv, Covid Data Tracker via CNN Health