Publicidade

Vai viajar? Não se esqueça do certificado digital de vacina contra COVID-19!

Por| Editado por Luciana Zaramela | 09 de Agosto de 2021 às 11h05

Link copiado!

erika8213/envato
erika8213/envato

Se você já completou a imunização contra a COVID-19, é possível obter o Certificado Nacional de Vacinação emitido pelo Ministério da Saúde de forma eletrônica. Ele funciona como um passaporte de vacinação que pode ajudar em viagens a países que permitem a entrada de brasileiros mediante a apresentação de comprovante de vacinação, mas não tem validade internacional: cada país pode decidir se aceita ou não. 

O Certificado Nacional de Vacinação pode ser emitido pelo Conecte SUS, tanto no site quanto no aplicativo (Android/iOS). Mas antes de tudo, é necessário ter um login na plataforma Gov.br, portal de serviços digitais do governo federal.

Continua após a publicidade

Feito o login, ao clicar no ícone Cidadão, basta selecionar serviços, e então histórico de utilização do SUS. Na opção do menu Vacinas, constam as doses contra COVID-19 que o usuário tomou. Basta marcar a opção Certificado de Vacinação, e o sistema fornece um código de 16 dígitos e um QR Code para validação do documento. O download é feito em PDF em três línguas, e pode ser em português, inglês ou espanhol.

Para saber como fazer no celular, o Canaltech preparou um tutorial completo usando o app ConecteSUS.

Fonte: Agência Brasil