Publicidade

Novo estudo planeja entender como a jardinagem beneficia pacientes com demência

Por| Editado por Luciana Zaramela | 14 de Março de 2023 às 09h30

Link copiado!

RossHelen/Envato
RossHelen/Envato

Uma equipe da University of Queensland Australia vai conduzir estudo para entender como a jardinagem pode beneficiar a qualidade de vida de pacientes com demência. Os pesquisadores afirmam, inicialmente, que esse público tem mais facilidade de retomar a atividade (diferente de projetos artísticos, por exemplo), por isso o potencial.

O estudo se desdobra por meio da Mini Farm Project, uma instituição de caridade que trabalha para resolver a insegurança alimentar, criando uma rede de fazendas beneficentes para cultivar alimentos para pessoas necessitadas. O projeto doa cerca de 50 quilos de produtos por semana, e os participantes da análise contribuem diretamente plantando, regando e capinando em pequenos grupos sob a supervisão de especialistas duas vezes por semana por até sete semanas.

Segundo os pesquisadores, o estigma em torno da demência pode afetar a qualidade de vida de uma pessoa, uma vez diagnosticada. “É por isso que projetos como este são cruciais. Existem muitas percepções errôneas sobre as experiências das pessoas com demência e isso pode levá-las a serem excluídas das atividades e da conexão social”, afirmam os envolvidos.

Continua após a publicidade

O estudo, financiado pela Associação Australiana de Gerontologia, está aceitando inscrições de pessoas com demência e seus cuidadores para participar do projeto.

Vale ressaltar que a demência não é uma doença específica, mas sim um termo geral para a capacidade prejudicada de lembrar, pensar ou tomar decisões que interferem nas atividades cotidianas. A doença de Alzheimer é o tipo mais comum de demência. Embora afete principalmente adultos mais velhos, a condição não faz parte do envelhecimento normal.

Fonte: The University of Queensland Australia via News Medical