Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novavax começou a testar vacinas contra COVID-19 nesta semana na Austrália

Por| 27 de Maio de 2020 às 18h44

Link copiado!

Reprodução: Pixabay
Reprodução: Pixabay

A empresa de biotecnologia Novavax, dos Estados Unidos, começou testes de uma vacina contra o novo coronavírus na última terça-feira (26) na Austrália. O objetivo, caso os resultados forem positivos, é que a vacina seja disponibilizada ainda neste ano. Em testes realizados com animais, ela já se mostrou eficaz em doses baixas.

De acordo com o diretor de pesquisas da Novavax, Gregory Glenn, na primeira fase dos testes, a vacina chamada NVX-CoV2373 será aplicada em 131 voluntários, com os cientistas buscando por reações diversas que comprovem a sua eficácia. "Estamos em um paralelo entre fazer doses, produzir vacinas antecipadamente para mostrar que está funcionando e poder começar a enviá-las até o fim deste ano", conta Glenn.

As vacinas em desenvolvimento contra a COVID-19, não só na Novavax, como em todo o mundo, buscam treinar o sistema imunológico para o reconhecimento da proteína espinhosa do novo coronavírus, estimulando então o organismo a reagir caso realmente seja exposto a ele. Estão nessa corrida países como a China, Estados Unidos e algumas regiões da Europa.

Continua após a publicidade

A Novavax vem criando a vacina utilizando a engenharia genética para tratar de cópias da proteína espinhosas inofensivas, as abrigando em cubas gigantes de laboratório usadas para armazenar células de insetos. Os cientistas extraíram a proteína, fizeram a purificação e a "embalaram" em nanopartículas que possuem o tamanho de um vírus. Segundo a companhia, o vírus em si nunca chegou a ser tocado para a criação da vacina.

A Novavax tem a capacidade de fabricar, pelo menos, 100 milhões de doses neste ano e 1,5 bilhão em 2021, contando com investimento de cerca de 388 milhões investidos, desde março, pela companhia norueguesa Coalition For Epidemic Preparedness Innovations. Os resultados da primeira fase de testes devem ser anunciados ainda em julho.

Fonte: AP News