Publicidade

Ministério da Saúde nomeia Fiocruz para monitorar varíola dos macacos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 15 de Junho de 2022 às 20h30

Link copiado!

furmanphoto/envato
furmanphoto/envato

Nesta quarta-feira (15), o Ministério da Saúde nomeou o Laboratório de Enterovírus do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) para monitorar os casos suspeitos de varíola dos macacos (vírus monkeypox). A unidade passa a analisar amostras do Rio de Janeiro e de toda a região Nordeste.

O Ministério da Saúde considera como caso suspeito ou provável o indivíduo de qualquer idade que, a partir de 15 de março de 2022, apresente início súbito de febre, aumento dos gânglios e erupção cutânea. Segundo a Pasta, também é preciso ficar atento à exposição a materiais contaminados e ao contato físico direito com pessoas que estão suspeitas da varíola dos macacos ou que fizeram viagem a países endêmicos.

Até 14 de junho, foram confirmados mais de 1.700 casos, em 36 países, principalmente na Europa, como Reino Unido (470), Espanha (275), Portugal (231) e Alemanha (229). Na região das Américas, foram diagnosticados casos no Canadá (123), Estados Unidos (65), Argentina (3), México (2) e Venezuela (1). No Brasil já são quatro casos positivos.

Continua após a publicidade

“Com a rápida proliferação do vírus pelo mundo, a expertise centenária da Fiocruz na linha de frente contra patógenos emergentes e reemergentes irá se somar a das demais unidades e contribuir para uma precisa resposta brasileira ao surto”, afirma Edson Elias, chefe do Laboratório de Enterovírus do IOC.

Varíola dos macacos no Brasil

Por enquanto, o Brasil confirmou quatro casos de varíola dos macacos. Além desses, outros cinco suspeitos seguem em investigação. A confirmação mais recente foi no Rio de Janeiro: um brasileiro de 38 anos que mora em Londres (Inglaterra), mas veio ao Brasil no último sábado (11).

Continua após a publicidade

Um dos confirmados é do Rio Grande do Sul: um homem de 51 anos, que contraiu o vírus após uma viagem para Portugal. A infecção começou a ser investigada no dia 19 de maio. As outras duas ocorrências ficam em São Paulo (um morador da capital com 41 anos, internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, e um homem de 29 anos, que está isolado em sua residência em Vinhedo).

Entre os principais sintomas da varíola dos macacos, estão: febre, erupção cutânea e adenomegalia (linfonodos do pescoço). O Canaltech já entrou em detalhes sobre os sinais e sintomas da doença.

Fonte: Agência Fiocruz