Publicidade

Ministério da Saúde deve liberar 4ª dose da vacina para quem tem mais de 40 anos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 17 de Junho de 2022 às 19h40

Link copiado!

Rthanuthattaphong/Envato Elements
Rthanuthattaphong/Envato Elements

O Ministério da Saúde deve ampliar a cobertura da quarta dose da vacina contra a covid-19 na próxima semana, autorizando o uso das doses também naqueles com mais de 40 anos. A previsão é que a nota técnica, que oficializa a medida, seja publicada já na segunda-feira (20).

Até o momento, a Saúde recomenda a aplicação da quarta dose da vacina apenas em pessoas com mais de 50 anos, profissionais de saúde ou imunossuprimidos — como aqueles que enfrentam um câncer ou convivem com o HIV.

Continua após a publicidade

Capitais já aplicam a quarta dose da vacina

Antes da Saúde oficializar a ampliação de uso da quarta dose da vacina contra a covid-19, algumas regiões brasileiras já começaram a aplicar a segunda dose do reforço na população com mais de 40 anos. Estes são os casos do Distrito Federal, Belém (Pará) e Teresina (Piauí).

"A segunda dose de reforço é fundamental para manter a proteção contra a covid-19. A cobertura vacinal tem assegurado um baixo número de internações e de óbitos mesmo com o aumento do número de casos", explica a secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio, em comunicado.

Qual vacina será aplicada em quem tem mais de 40 anos?

Continua após a publicidade

Para receber quarta dose da vacina, a pessoa deve ter recebido a dose anterior da vacina contra a covid-19 há pelo menos quatro meses. Segundo a Saúde, poderá ser usada uma das seguintes vacinas, independentemente da dose aplicada anteriormente:

  • Pfizer/BioNTech;
  • Janssen (Johnson & Johnson);
  • AstraZeneca/Fiocruz.

No momento, a Saúde não aconselha o uso do imunizante CoronaVac para a segunda dose de reforço contra a covid-19.

Fonte: Distrito Federal e O Globo