Ministério da Saúde deve liberar 4ª dose da vacina para quem tem mais de 40 anos

Ministério da Saúde deve liberar 4ª dose da vacina para quem tem mais de 40 anos

Por Fidel Forato | Editado por Luciana Zaramela | 17 de Junho de 2022 às 19h40
Rthanuthattaphong/Envato Elements

O Ministério da Saúde deve ampliar a cobertura da quarta dose da vacina contra a covid-19 na próxima semana, autorizando o uso das doses também naqueles com mais de 40 anos. A previsão é que a nota técnica, que oficializa a medida, seja publicada já na segunda-feira (20).

Até o momento, a Saúde recomenda a aplicação da quarta dose da vacina apenas em pessoas com mais de 50 anos, profissionais de saúde ou imunossuprimidos — como aqueles que enfrentam um câncer ou convivem com o HIV.

Ministério da Saúde deve liberar vacina contra a covid-19 para quem tem mais de 40 anos (Imagem: Twenty20photos/Envato Elements)

Capitais já aplicam a quarta dose da vacina

Antes da Saúde oficializar a ampliação de uso da quarta dose da vacina contra a covid-19, algumas regiões brasileiras já começaram a aplicar a segunda dose do reforço na população com mais de 40 anos. Estes são os casos do Distrito Federal, Belém (Pará) e Teresina (Piauí).

"A segunda dose de reforço é fundamental para manter a proteção contra a covid-19. A cobertura vacinal tem assegurado um baixo número de internações e de óbitos mesmo com o aumento do número de casos", explica a secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio, em comunicado.

Qual vacina será aplicada em quem tem mais de 40 anos?

Para receber quarta dose da vacina, a pessoa deve ter recebido a dose anterior da vacina contra a covid-19 há pelo menos quatro meses. Segundo a Saúde, poderá ser usada uma das seguintes vacinas, independentemente da dose aplicada anteriormente:

  • Pfizer/BioNTech;
  • Janssen (Johnson & Johnson);
  • AstraZeneca/Fiocruz.

No momento, a Saúde não aconselha o uso do imunizante CoronaVac para a segunda dose de reforço contra a covid-19.

Fonte: Distrito Federal e O Globo  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.