Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

MedTech | As 5 inovações cientificas mais interessantes do mês [12/21]

Por| Editado por Luciana Zaramela | 29 de Dezembro de 2021 às 15h30

Link copiado!

twenty20photos/envato
twenty20photos/envato

O ano de 2021 se encerra com a chegada de muitas novidades voltadas à área da saúde, principalmente no que diz respeito à luta contra o coronavírus, por exemplo, que vem preocupando tanto a população mundial. Dito isso, confira as inovações cientificas mais interessantes de dezembro!

Hidrogel reparador de músculos, cordas vocais e coração

Continua após a publicidade

O mês começou com um marco na medicina regenerativa, uma vez que no dia 3 noticiamos o novo experimento conduzido por uma equipe de pesquisadores da Universidade de McGill (Canadá): um hidrogel feito de água e poliamida, que permite a reparação de músculos, cordas vocais e até coração, favorecendo a proliferação e o crescimento de células teciduais. Atualmente, o grupo planeja usar a tecnologia de hidrogel para criar pulmões para testar drogas contra a covid-19.

Chiclete que neutraliza coronavírus

No dia 8, nós nos surpreendemos com um chiclete capaz de neutralizar o coronavírus. Pesquisadores da University of Pennsylvania misturaram a uma proteína chamada ACE2, alcançando o potencial de reduzir a carga viral na saliva para impedir a transmissão do vírus.

Continua após a publicidade

Os responsáveis pelo estudo observaram que esse chiclete evitou que as partículas virais entrassem nas células, ligando-se diretamente à proteína spike. Após se deparar com esse êxito, a equipe começou a se concentrar em testar a segurança e eficácia do chiclete em pessoas infectadas com covid-19.

Aço inoxidável capaz de inativar coronavírus

Ainda com a proposta de combater a covid, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Hong Kong desenvolveu um material capaz de inativar o coronavírus, feito de pó de cobre, pó de óxido de prata em nanoescala e pó de aço inoxidável. O estudo teve sucesso, uma vez que esse material apresentou um alto efeito de inativação nos patógenos. A ideia é aplicar isso a aeroportos, estações de trem e áreas de lazer, como cinemas e estádios.

Continua após a publicidade

Caneta detectora de poluentes na água

Uma das inovações científicas noticiadas no último mês de 2021 no Canaltech é a caneta detectora de poluentes químicos eliminados na água, desenvolvida por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP).

A invenção funciona a partir de um sinal elétrico produzido por reações químicas de oxidação que ocorrem na superfície do sensor quando em contato com uma amostra contendo o bisfenol-A, um composto muito utilizado para fazer plásticos de policarbonato.

Continua após a publicidade

Dispositivo para tratar aneurisma cerebral

O mês repleto de inovações científicas se encerra com um novo dispositivo para o tratamento de casos complexos de aneurisma cerebral (quadro que acontece quando há dilatação em um dos vasos sanguíneos que levam sangue até ao cérebro).

O dispositivo é implantado através de um cateter que é direcionado da artéria femoral para o local da obstrução no cérebro. Por enquanto, a invenção — que ganhou o nome de Cerus Contour — foi utilizada em 12 procedimentos. Os voluntários seguem em acompanhamento.