Publicidade

MedTech | As 5 inovações cientificas mais interessantes do mês [11/22]

Por| Editado por Luciana Zaramela | 30 de Novembro de 2022 às 16h31

Link copiado!

iLexx/Envato Elements
iLexx/Envato Elements

A cada mês, a relação entre a medicina e a tecnologia se mostra mais promissora, principalmente no que diz respeito a soluções voltadas a facilitar a vida das pessoas. Em novembro, não foi diferente. Por isso, separamos as principais inovações científicas, que vão desde rastreadores de anticorpos até inteligência artificial capaz de detectar riscos de ataque cardíaco.

Rastreador de anticorpos

Continua após a publicidade

No início do mês, pesquisadores brasileiros desenvolveram um novo dispositivo que consegue detectar anticorpos contra o SARS-CoV-2 em 5 minutos. Na prática, a tecnologia rastreia tanto os anticorpos produzidos após uma infecção pelo coronavírus quanto aqueles induzidos pelas vacinas da covid.

A equipe de cinetistas conseguiu detectar as proteínas do sistema imunológico de pessoas que receberam duas doses da CoronaVac e também daqueles que contraíram o vírus. A novidade conta co óxido de zinco combinado com FTO, um tipo de vidro condutor de elétrons.

Neuroprótese que permite dizer frases ao imaginá-las

Continua após a publicidade

Enquanto isso, cientistas da Universidade da Califórnia criaram um dispositivo que permite que pacientes com paralisia vocal soletrem mensagens utilizando apenas o pensamento. A máquina foi testada em apenas um paciente, mas a promessa de seus desenvolvedores é mudar a vida de todos que perderam a habilidade de se comunicar com a fala.

O dispositivo se baseia na busca de impulsos nervosos captados por eletrodos implantados no crânio e ligados a um computador, formando uma interface cérebro-computador. Como resultado, os sinais cerebrais do paciente podem ser decifrados, mostrando as palavras que ele tenta dizer.

Implante de gel bloqueador de esperma

Continua após a publicidade

Pesquisadores do Epworth Freemasons Hospital (Melbourne, Austrália) testaram um novo implante de gel capaz de bloquear o esperma. A invenção tem potencial para ser o mais novo contraceptivo masculino. O método consiste em um hidrogel não hormonal, implantado no ducto deferente (um tubo muscular localizado no cordão espermático), que se dissolve após dois anos de uso.

Basicamente, foi projetado para impedir que o esperma viaje pelos vasos sem afetar a sensação de prazer ou a ejaculação. Os pesquisadores estimam que o estudo deve ser concluído apenas em junho de 2025.

Estimulação elétrica de neurônios

Continua após a publicidade

Um grupo de cientistas descobriu neurônios envolvidos na recuperação de pessoas com paralisia, ou seja: o mecanismo que sustenta a reabilitação da medula espinhal. Através de estimulação elétrica, eles conseguiram fazer com que roedores ficassem em pé e andassem novamente.

Com isso, a equipe recrutou nove pessoas com lesões crônicas na medula espinhal, e atestou que todos os participantes recuperaram imediatamente alguma capacidade de andar com suporte robótico durante a estimulação.

Inteligência artificial capaz de prever risco de ataque cardíaco

Continua após a publicidade

Para encerrar a lista de inovações científicas mais interessantes do mês, vale apontar um modelo de inteligência artificial que usa o raio-X para prever o risco de um ataque cardíaco nos próximos dez anos. A inteligência artificial trabalha a partir da pontuação de risco de doença cardiovascular aterosclerótica (ASCVD), um modelo estatístico que considera uma série de variáveis, incluindo idade, sexo, raça, pressão arterial, tratamento para hipertensão, tabagismo, diabetes tipo 2 e exames de sangue.