Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

MedTech | As 5 inovações cientificas mais interessantes do mês [04/22]

Por| Editado por Luciana Zaramela | 30 de Abril de 2022 às 16h00

Link copiado!

twenty20photos/envato
twenty20photos/envato

Quais são as inovações científicas mais interessantes do mês? Em abril, completa um ano desde que o Canaltech passou a responder essa pergunta, já que a primeira edição do MedTech veio à tona em abril de 2021. Tal como nas demais edições, trazemos as cinco principais invenções que marcaram a relação entre as áreas da tecnologia e da saúde:

Ferramenta com maior banco de dados cerebrais do mundo

Continua após a publicidade

Um estudo conduzido por pesquisadores de Cambridge, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Unifesp e do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para Crianças e Adolescentes (INPD) desenvolveram uma ferramenta que reúne 123.984 exames de ressonância magnética. Na prática, trata-se do maior banco de dados cerebrais já reunido.

O banco de dados conta com exames de mapeamento do cérebro que pertencem desde um feto de poucas semanas até um indivíduo com 100 anos de idade. A ideia é que a medicina possa aproveitar dessas informações para elaborar novos estudos, identificar distúrbios e detectar com antecedência importantes sinais de doenças neurodegenerativas.

Implante cerebral pode ser reversor de Parkinson

Continua após a publicidade

Cirurgiões do Southmead Hospital (Reino Unido) atualmente testam a segurança e a eficácia de um novo tipo de impante cerebral cuja proposta é reverter sintomas da doença de Parkinson. Por enquanto, 25 pacientes diagnosticados com a condição usufruem da tecnologia, como parte do estudo ainda em andamento.

Basicamente, esse implante é um dispositivo de estimulação cerebral profunda que teve suas dimensões reduzidas a ponto de poder ser implantado diretamente no crânio. A ideia é substituir padrões anormais de funcionamento de células cerebrais desencadeados pela doença neurodegenerativa.

I.A. capaz de detectar Parkinson pela caligrafia

Continua após a publicidade

Jovens dos EUA desenvolveram uma inteligência artificial capaz de detectar Parkinson por meio de análise da caligrafia. A tecnologia se concentra principalmente na micrografia, condição que diminui o tamanho da letra e é um dos sinais mais comuns em pacientes com a doença.

Por enquanto, o conjunto de dados inclui imagens de exames de 53 pessoas saudáveis e 105 pacientes diagnosticados com Parkinson, mas a estimativa é que a previsão possa ficar ainda mais precisa, quando se tiver um conjunto de dados maior e mais equilibrado. Os criadores também extraíram várias características dessas imagens que lhes permitiram analisar os tremores na escrita.

Detector de câncer em cães

Continua após a publicidade

Cientistas de um laboratório chamado PetDx desenvolveram um teste que pode detectar câncer em cães. A técnica foi 85% precisa em câncer agressivo e 55% eficaz em geral, e funciona assim: o veterinário coleta sangue, envia a amostra para o laboratório e a equipe o centrifuga para separar o plasma, depois sequencia o material genético e executa a sequência por meio de um algoritmo que procura alterações associadas à doença.

No entanto, esse novo teste (que ganhou o nome de OncoK9) possui uma baixa eficácia em detectar casos iniciais, e é mais indicado para descobrir casos de câncer avançado. Falsos positivos apareceram em até 1,5% dos 519 cachorros livres de câncer.

"Clonagem" rejuvenescedora

Continua após a publicidade

Cientistas da University of Cambridge (Reino Unido) aproveitaram uma técnica usada no experimento de clonagem com a famosa ovelha Dolly e conseguiram rejuvenescer células humanas em 30 anos. As descobertas devem ajudar no tratamento de doenças mais comuns em idosos.

Os pesquisadores pretendiam criar células-tronco embrionárias humanas que pudessem ser transformadas em músculos, cartilagens e células nervosas, e para isso, usaram células da pele de uma mulher de 53 anos, que receberam uma série de substâncias químicas ao longo de 12 dias. As células não se transformaram em células-tronco embrionárias, mas rejuvenesceram a ponto de se assemelhar à pele de uma mulher com 23 anos, levando a técnica a ser uma das inovações científicas mais interessantes do mês.