Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Médicos do Reino Unido realizam 1ª cirurgia carbono zero

Por| Editado por Luciana Zaramela | 10 de Junho de 2022 às 15h56

Link copiado!

Ckstockphoto/Envato Elements
Ckstockphoto/Envato Elements

Com sucesso, um hospital completou a primeira cirurgia carbono zero do Reino Unido. Em outras palavras, as emissões de gases emitidas durante o procedimento histórico foram compensadas e, com isso, o impacto ambiental é reduzido. Na ocasião, os médicos removeram o tumor do intestino de um paciente com câncer.

Na sala de cirurgia, a equipe médica britânica conseguiu reduzir 80% das emissões de gás carbônico e a outra parte foi compensada através de projetos ambientais certificados, como o plantio de árvores. A iniciativa somente foi possível por causa de uma parceria entre o Serviço Nacional de Saúde (NHS, em inglês) e a Universidade de Birmingham, na Inglaterra.

Continua após a publicidade

“Garantir que a saúde seja ecologicamente correta é importante para os pacientes e para a comunidade. Essas medidas exigem mudanças no comportamento e nas vias de atendimento em equipes complexas. Agora, esperamos trabalhar com colegas em todo o Reino Unido para criar um impacto mais amplo em todo o NHS”, explicou o cirurgião Aneel Bhangu, da Universidade de Birmingham, em comunicado.

Para entender: o NHS funciona como o sistema de saúde público dos britânicos. No Brasil, o equivalente seria o Sistema Único de Saúde (SUS).

Impacto ambiental dos hospitais no Reino Unido

Pode parecer estranho pensar no impacto ambiental de uma cirurgia, já que na mesa de operações a discussão gira em torno da vida e da morte, mas não deveria ser. É o que os responsáveis pela primeira cirurgia carbono zero do país pensam.

Continua após a publicidade

Segundo levantamento, as atividades do NHS contribuem com 6% da pegada de carbono total do Reino Unido. Se o objetivo for alcançar as metas da COP26, obrigatoriamente as emissões da saúde precisarão ser revistas. Neste ponto específico, as "grandes vilãs" são as salas de cirurgias, já que representam 25% da emissão total de gases dos hospitais.

Mudanças para uma cirurgia carbono zero

Para reduzir as emissões de carbono, o grupo de cirurgiões propôs e adotou diferentes medidas, envolvendo especialmente a questão da reciclagem. A seguir, confira o que foi proposto para a cirurgia carbono zero:

  • Uso aventais, cortinas e toucas reutilizáveis, quando podem ser reaproveitados;
  • Administração de medicamentos para anestesia geral por via intravenosa, já que gases anestésicos têm forte impacto no efeito estufa;
  • Estratégias para minimizar o uso de eletricidade, incluindo aquecimento e iluminação;
  • Quando possível, deve ser proposta a reciclagem de papel e de resíduos plásticos;
  • Como muitos equipamentos são embalados individualmente, deve-se apenar abrir os itens conforme necessário.
Continua após a publicidade

Para somar com as iniciativas carbono zero, no dia da cirurgia, um dos médicos responsáveis foi andando para o hospital, enquanto outro profissional de saúde pedalou até o centro médico.

Fonte: Universidade de Birmingham