Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mais uma: Cuba iniciará testes de sua própria vacina contra COVID-19 em humanos

Por| 19 de Agosto de 2020 às 19h07

Link copiado!

Liz Masoner /Pixabay
Liz Masoner /Pixabay

Depois da Rússia apresentar para o mundo uma potencial vacina contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) na semana passada, agora, é a vez de Cuba anunciar um imunizante próprio contra a COVID-19. Segundo as autoridades sanitárias da ilha, os ensaios clínicos em humanos da fórmula cubana devem começar nos próximos dias e os resultados são previstos para fevereiro de 2021.   

Na fase 1 dos ensaios clínicos, 676 pessoas, com idades entre 19 e 80 anos, devem receber a potencial vacina em teste aprovado pelo Registro Público de Ensaios Clínicos de Cuba e pelo Centro de Controle Estatal de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos nacionais.   

Continua após a publicidade

Fase 1 de testes

A equipe de pesquisa cubana deve iniciar o recrutamento de voluntários para os testes da vacina — apelidada de Soberana 01 — na próxima segunda-feira (24) e se encerrará no fim de outubro. Para ser selecionado, o candidato não deve apresentar "alterações clinicamente significativas", como comorbidades, e precisará consentir, através de uma declaração escrita, comprovando interesse na pesquisa.

Por causa dessas características da etapa, a vacina Soberana 01 se enquadra na fase 1. Afinal, um pequeno grupo de voluntários saudáveis é que receberá as primeiras doses do imunizante. Em outras etapas é que um maior número de participantes deve ser incluído, inclusive integrantes de grupo de riscos.  

No cronograma das autoridades cubanas, o estudo deve acontecer até o dia 11 de janeiro de 2021. Enquanto isso, os resultados são aguardados para as primeiras semanas de fevereiro. Segundo o chefe da Epidemiologia Cubana, Francisco Durán, a expectativa é que o país tenha acesso à vacina no primeiro trimestre de 2021.

Continua após a publicidade

"Embora haja vacinas de outros países, precisamos das nossas para ter soberania", afirmou o presidente Miguel Díaz-Canel, em maio. Inclusive, o governo cubano defende publicamente a importância do desenvolvimento biotecnológico nacional e a importância da vacina contra hepatite B criada pelo país.

De acordo com os dados públicos da plataforma internacional Worldometer, Cuba registrou 3,4 mil casos do novo coronavírus, sendo apenas 88 mortes em decorrência da COVID-19.

Fonte: Estadão