Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mais de 6 mil casos! Santos enfrenta aumento drástico de chikungunya

Por| Editado por Luciana Zaramela | 06 de Julho de 2021 às 15h30

Link copiado!

Wikilmages/Pixabay
Wikilmages/Pixabay

Um aumento súbito de chikungunya tomou conta da cidade de Santos, no litoral paulista. Com direito a 6.083 casos e uma morte, a situação enfrentou um crescimento de 4.986%. As informações são da Vigilância em Saúde de Santos.

Além dos casos de chikungunya, os de dengue também cresceram a um nível preocupante, chegando a 3.698 mil, sendo que em 2020 a cidade teve apenas 324. Os especialistas ressaltam que a cidade em questão fica mais suscetível a se contaminar com a chikungunya porque poucas pessoas têm imunidade à doença.

Continua após a publicidade

A dengue e a chikungunya são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, e com isso em mente, a prefeitura santista já espalhou 461 armadilhas, que indicam onde há maior incidência de mosquitos. Além disso, as equipes de controle vetorial realizam mutirões e nebulizações nos bairros onde há maior incidência de larvas e casos confirmados da doença.

A diferença entre as duas doenças se dá pelo seguinte: a dengue é mais letal, com possibilidade de ter mais complicações, enquanto a chikungunya deixa sequelas que podem durar meses e até anos. Na opinião dos especialistas, o cuidado com a COVID-19 tem feito com que a população feche os olhos para outras doenças, o que pode ter causado esse aumento, considerando a falta de medidas para se prevenir.

Fonte: G1