Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Luta contra a COVID-19 | Google vai financiar duas iniciativas brasileiras

Por| 11 de Setembro de 2020 às 20h30

Link copiado!

Paweł Czerwiński/Unsplash
Paweł Czerwiński/Unsplash
Tudo sobre Google

Para combater a pandemia da COVID-19, o Google anunciou, nesta quinta-feira (10), quais são as 31 organizações sem fins lucrativos (ONGs), universidades e outras instituições acadêmicas, em todo o mundo, que foram selecionadas para receber uma parte dos US$ 8,5 milhões (cerca de 45,2 milhões de reais) doados. Entre elas, estão duas iniciativas brasileiras contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Esse financiamento é parte do compromisso do Google.org em destinar US$ 100 milhões (mais de 530 milhões de reais) à luta contra a COVID-19. Para isso, os apoios entre as instituições foram divididos em quatro grandes categorias: monitoramento e previsão da propagação de doenças; equidade na saúde e minimização dos efeitos secundários da pandemia; apoio aos profissionais de saúde na linha de frente; e técnicas de rastreamento de contato e monitoramento ambiental.

Continua após a publicidade

Quanto aos brasileiros, um deles é um projeto do Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz Bahia) com a Universidade Federal da Bahia (Ufba) que busca estabelecer uma plataforma de Inteligência Artificial (IA) para pesquisa e compartilhamento de informações relacionadas à COVID-19 no Brasil. Já o segundo é uma iniciativa do Hospital Israelita Albert Einstein que visa apoiar e integrar profissionais de saúde comunitária e voluntários para a prestação de serviços de saúde mental, além do monitorarem os resultados em uma comunidade vulnerável do país.

Fiocruz e Google

No projeto da Fiocruz Bahia com a Ufba, os pesquisadores Marcos Ennes Barreto e Maurício Lima Barreto irão receber o suporte do Google.org para o desenvolvimento de uma plataforma baseada em nuvem de suporte de pesquisa e tomada de decisões relativas à COVID-19 no país.

A ideia é que essa plataforma forneça ferramentas para integração e gerenciamento de dados em larga escala, um conjunto de modelos de IA para predição e para suporte à tomada de decisões. Além disso, a ferramenta deve contar com um conjunto de serviços interativos de bibliometria para a síntese de evidências e correlações dentro da crescente literatura referente à doença.

Continua após a publicidade

“Estamos muito felizes em receber o suporte da Google.org, que vai nos permitir expandir as atividades da Rede CoVida, especialmente no que se refere ao uso de ferramentas Google e modelos de Inteligência Artificial, para o gerenciamento de uma diversidade de fontes de dados e execução de estudos investigativos com enfoque em cenários complexos relativos à pandemia no Brasil”, comenta Marcos Ennes Barreto, um dos pesquisadores do projeto.

Fonte: Blog do Google e Fiocruz