Publicidade

Indiano procura ajuda psicológica por vício em Netflix

Por| 09 de Outubro de 2018 às 12h52

Link copiado!

Indiano procura ajuda psicológica por vício em Netflix
Indiano procura ajuda psicológica por vício em Netflix
Tudo sobre Netflix

Um homem não identificado procurou o Instituto Nacional de Saúde Mental e Neurociências da Índia alegando estar viciado em Netflix. No primeiro caso do tipo registrado no país, o indiano, de 26 anos de idade, disse assistir a mais de sete horas de conteúdo todos os dias, além de ter usado a oferta de opções do serviço de streaming como uma forma de fugir da realidade após ter perdido seu emprego cerca de seis meses atrás.

O caso aconteceu nesse final de semana na cidade de Bangalore e foi citada pela imprensa local como a primeira ocorrência desse tipo registrada no país. Aos médicos, o homem disse ainda sentir imenso prazer em assistir à oferta de conteúdos da Netflix, principalmente pelo fato de os filmes e séries da plataforma o ajudarem a esquecer de seus problemas, além de escapar da pressão de familiares para que arrumasse um emprego e ajudasse com as contas da casa.

De acordo com seu relato, ele começava a assistir o conteúdo logo cedo, pela manhã, e permanecia durante todo o dia consumindo séries e filmes, parando apenas ao anoitecer. Isso teria levado a problemas de sono, cansaço ocular e fadiga, que serão tratadas pelos médicos com acompanhamento psicológico, exercícios físicos e de respiração. Além disso, o rapaz foi encaminhado para um serviço de aconselhamento de carreira para que possa se recolocar no mercado de trabalho.

Apesar de a imprensa local ter categorizado o caso como o primeiro registrado na Índia, o problema teria precedentes no país. De acordo com Manoj Kumar Sharma, do Centro Nacional para o Uso Saudável da Tecnologia (SHUT, na sigla em inglês), mais e mais jovens e adultos estão se tornando viciados e experimentando problemas causados pelas longas horas diante de filmes, séries ou jogos eletrônicos, principalmente como forma de escapar do stress do cotidiano.

Continua após a publicidade

Ele lembrou que o uso exacerbado em entretenimento ou serviços de streaming não é oficialmente uma doença mental, mas que os centros de saúde estão caminhando para tratamentos desse tipo. Sharma citou, por exemplo, a recente catalogação do vício em games pela Organização Mundial de Saúde e afirmou que, em breve, o mesmo pode se encaixar também à adicção pela Netflix ou por aquilo que o médico chamou de “serviços baseados em tela”, de forma a se referir a todo tipo de conteúdo por streaming, bem como a utilização exagerada de celulares ou tablets.

O centro de saúde também citou um aumento nos casos de uso exacerbado entre crianças e adolescentes como uma forma de escapismo que interfere na capacidade de aprendizado e assimilação de conteúdo. Enquanto os mais jovens teriam uma tendência ao vício em games, adultos estariam mais propensos à adicção por conteúdo via streaming. Estudos estão sendo realizados no país e também em todo o mundo para encontrar as razões para esse tipo de comportamento e o melhor caminho para tratamento dos afetados.

Fonte: The Hindu