Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Idoso indiano tomou pelo menos 8 doses de vacina contra covid-19

Por| Editado por Luciana Zaramela | 07 de Janeiro de 2022 às 18h01

Link copiado!

Oneinchpunchphotos/Envato Elements
Oneinchpunchphotos/Envato Elements

Na Índia, foi descoberto o caso de um idoso de 65 anos que já recebeu pelo menos 8 doses de vacinas contra a covid-19, de acordo com autoridades locais. Segundo o carteiro aposentado, ele teria recebido, no total, 11 aplicações do imunizante entre os meses de fevereiro e dezembro do ano passado. O caso foi descoberto quando tentou receber a 12ª dose, na semana passada.

O idoso foi identificado como Brahmdeo Mandal e mora com a família no distrito de Madhepura, no estado indiano de Bihar. A busca por inúmeras doses pela vacina da covid-19 começou porque, segundo o aposentado, as doses aliviavam dores crônicas e ajudam ele a "permanecer saudável".

Continua após a publicidade

"Depois de tomar as injeções, minhas dores no corpo desapareceram. Costumava ter dores nos joelhos e andava com uma bengala. Agora, não. Eu me sinto bem", afirmou o idoso, segundo a BBC.

Investigações sobre as aplicações da vacina da covid em idoso

Atualmente, uma investigação está em andamento para descobrir como foi possível que um único indivíduo tenha tomado tantas doses de vacina contra a covid-19, sem despertar a atenção do sistema de saúde indiano.

Até o momento, "já encontramos evidências de que ele recebeu oito doses em quatro lugares [diferentes]", explicou Amarendra Pratap Shahi, médico do distrito de Madhepura.

Continua após a publicidade

Curiosamente, o idoso conseguiu receber "duas doses em um intervalo de meia hora" no mesmo dia. Mais curioso ainda é que as duas aplicações estão registradas no portal local de controle da imunização contra a covid-19.

"Estamos confusos quanto a como isso pode acontecer. Parece que está acontecendo uma falha no portal. Também estamos tentando descobrir se houve alguma negligência por parte das pessoas que trabalham nos centros de vacinação", afirmou Shahi.

Para o especialista em saúde pública Chandrakant Lahariya, a "única maneira" de isso acontecer é se os dados de vacinação dos sites forem carregados no portal após um longo intervalo, o que permitiria que histórias como a do carteiro aposentado ocorressem.

Vale lembrar que, até o momento, não existem estudos sobre os riscos da alta dosagem de vacinas contra a covid-19 em um intervalo tão curto de tempo. Dessa forma, não é possível definir o nível de imunização do indivíduo.

Continua após a publicidade

Fonte: BBC