IA será utilizada para tratar pacientes com câncer no Brasil

Por Redação | 09 de Junho de 2017 às 15h20

De acordo com informações divulgadas na última quinta-feira (8), o Hospital do Câncer Mãe de Deus, de Porto Alegre, começará a utilizar a inteligência artificial da IBM para o tratamento de pacientes com câncer. Para isso, a solução utilizada será o Watson for Oncology, plataforma de computação cognitiva em nuvem que auxiliará os médicos na identificação de tratamentos individualizados com base no perfil de cada paciente.

O sistema será responsável por disponibilizar aos médicos todas as informações clínicas dos pacientes diagnosticados, incluindo o seu histórico e resultados de exames. Dessa forma, o Watson for Oncology informará a importância de cada procedimento e indicará as opções de tratamento, medicamentos e efeitos colaterais com base em evidências científicas mundiais. A expectativa é de que a plataforma otimize a interação entre o médico e o paciente.

Inicialmente treinado pelo Memorial Sloan Kettering Center (MSK), um dos centros de estudos sobre câncer mais importantes do mundo, o sistema de inteligência artificial utiliza evidências atualizadas mensalmente e classificadas por relevância por oncologistas de diversos países. Segundo a IBM, a solução conta, hoje, com mais de 15 milhões de conteúdos científicos.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

“A intenção é que o Watson for Oncology democratize o acesso ao crescente conhecimento sobre câncer disponível atualmente", explicou o executivo de vendas da IBM Watson Health no Brasil, Eduardo Cipriani. "Para nós, é uma honra trabalhar com organizações de saúde, como o Hospital do Câncer Mãe de Deus, para empoderar os oncologistas e tornar a medicina mais participativa", completou.

Um dos pontos interessantes sobre a plataforma cognitiva é que ela pode ser alimentada continuamente com novas evidências científicas, permitindo que o médico se mantenha atualizado sobre trabalhos desenvolvidos ao redor do mundo. Diante disso, a inteligência artificial, aplicada pela primeira vez em um hospital brasileiro, poderá abrir caminhos e oferecer novas soluções aos pacientes.

“Um dos propósitos do Hospital do Câncer Mãe de Deus é oferecer para os seus pacientes toda a gama possível de alternativas de tratamento. O Watson for Oncology integra-se ao trabalho de nossos oncologistas, possibilitando maior acesso à informação curada e qualificando as decisões dos médicos”, comemorou o diretor do Hospital do Câncer Mãe de Deus, Dr. Carlos Barrios.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.