Publicidade

Homem com rins que pesavam mais de 35 kg faz arriscada cirurgia de remoção; veja

Por| Editado por Luciana Zaramela | 27 de Outubro de 2021 às 11h40

Link copiado!

twenty20photos/envato
twenty20photos/envato

Warren Higgs, um homem de 54 anos, passou por uma cirurgia de remoção dos rins neste mês, após sofrer de doença renal policística há mais de 20 anos. A condição, que é hereditária, provoca a formação de diversos cistos nos rins que acabam acumulando fluidos, trazendo o risco de diversas complicações, como falência renal e AVC.

A doença renal policística não tem cura e afeta uma a cada mil pessoas. Como não tem tratamento, os múltiplos cistos vão aumentando de quantidade e tamanho com o tempo, e a única solução seria a remoção total dos rins. A cirurgia, no entanto, tem 50% de risco de morte, por ser um procedimento bastante complexo.

Higgs, que vive na Inglaterra, diz que optou pela operação porque passou as duas últimas décadas se privando de ter uma vida comum, passando a maior parte do tempo no sofá. Como consequência do inchaço, ele não conseguia se alimentar ou se locomover direito, e nem respirar corretamente. Os órgãos do paciente já pesavam mais de 35 quilos, cinco vezes maiores do que deveriam ser, deixando a cirurgia ainda mais arriscada. Os médicos responsáveis pelo procedimento contam que foram os rins mais pesados a serem relatados no mundo.

Continua após a publicidade

O vídeo abaixo mostra o tamanho que os rins do paciente estavam (imagens gráficas):

A cirurgia de Warren Higgs foi satisfatória e ele está se recuperando, conseguindo fazer refeições sólidas novamente e também praticar esportes. Porém, ele continua na lista de espera por um transplante renal, enquanto passa por diálises a cada dois dias.

Continua após a publicidade

Fonte: BBC