Publicidade

Hepatite misteriosa em crianças: descobertas reforçam ligação com adenovírus 41

Por| Editado por Luciana Zaramela | 16 de Maio de 2022 às 11h40

Link copiado!

LightFieldStudios/Envato Elements
LightFieldStudios/Envato Elements

A hepatite aguda de origem desconhecida que está infectando crianças na Europa está, muito provavelmente, relacionada com a infecção pelo adenovírus 41, segundo levantamento do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (Ecdc). No continente europeu, a maioria das crianças com a doença misteriosa estava contaminadas pelo vírus.

Até 13 de maio de 2022 foram notificados 232 casos misteriosos de hepatite em crianças e adolescentes europeus de até 16 anos. Desse total, 229 foram classificados como prováveis pelas autoridades de saúde. 122 já se recuperaram, enquanto 18 permanecem sob cuidados médicos.

Continua após a publicidade

Até o momento, não foi possível identificar os vírus já conhecidos da hepatite em nenhum desses pacientes. "Os vírus habituais que causam hepatite infecciosa (hepatite A a E) não foram detectados", detalha comunicado da Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido (Ukhsa).

Casos da hepatite misteriosa

No momento, o Reino Unido é o epicentro de suspeitas, com 176 casos, segundo a última atualização. ​​Entre os britânicos, os casos da hepatite de origem desconhecida parecem atingir mais crianças com menos de 5 anos: elas representam 75,9% dos casos já registrados. Uma morte em decorrência do quadro misterioso está em análise.

"Nossas investigações continuam a sugerir que existe uma associação com o adenovírus e nossos estudos, agora, estão testando essa associação rigorosamente", explica Meera Chand, diretora da Ukhsa.

Continua após a publicidade

Causa: adenovírus 41

Analisando ainda os dados sobre a hepatite misteriosa no Reino Unido, uma parcela significativa dos casos testou positivo para o adenovírus 41. "A investigação continua a sugerir uma associação com adenovírus. O adenovírus é o vírus mais frequentemente detectado em amostras testadas", explica o serviço de saúde britânico.

Do outro lado, algumas crianças também testaram positivo para o vírus da covid-19, o que pode ser um dos fatores associados com a condição que inflama o fígado. Dessa forma, a Ukhsa lembra que "estudos do sistema imunológico também estão sendo realizados para determinar se as mudanças na suscetibilidade, ou o efeito de infecções anteriores ou concomitantes, podem ser fatores contribuintes".

Anteriormente, a OMS confirmou que casos de hepatite viral já foram registrados em crianças, mas eram sempre pacientes com o sistema imune comprometido. Agora, nos novos casos, as crianças não apresentam nenhum grau de imunossupressão.

Continua após a publicidade

Sintomas dos casos de inflamação no fígado

"É importante que os pais saibam que a probabilidade de seu filho desenvolver hepatite é extremamente baixa", afirma Chand. Apesar disso, a diretora lembra da importância dos país e responsáveis estarem atentos para possíveis sinais da inflamação no fígado, como a icterícia — quando os olhos e a pele ficam com um tom amarelado.

A seguir, confira os possíveis sintomas da hepatite misteriosa em crianças:

  • Icterícia;
  • Urina escura;
  • Comichão na pele (coceiras);
  • Dor muscular;
  • Dor abdominal;
  • Perda de apetite;
  • Náusea e vômitos;
  • Diarreia;
  • Febre.
Continua após a publicidade

Fonte: Ecdc e Governo do Reino Unido