Publicidade

Governo vai decidir vacinação infantil em audiência: "Anvisa não é suficiente"

Por| Editado por Luciana Zaramela | 20 de Dezembro de 2021 às 12h15

Link copiado!

Prostock-studio/Envato Elements
Prostock-studio/Envato Elements

Nesta etapa da pandemia, a vacinação infantil tem entrado bastante em pauta. No último fim de semana, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que a autorização da Anvisa para vacinar crianças de 5 a 11 anos não é suficiente, e uma decisão oficial terá que ser tomada no dia 4 de janeiro, em audiência pública.

A Anvisa chegou a aprovar a administração do imunizante da Pfizer nessa faixa etária, decisão tomada com base em evidências científicas que apontam eficácia na prevenção da forma grave da covid-19.

Mas sob o ponto de vista do Ministério, não é o bastante. “[Só a autorização da Anvisa] não é suficiente. Porque, se você olhar todas as políticas públicas do Ministério da Saúde e verificar todas as autorizações que a Anvisa deu em relação a medicamentos, a dispositivos médicos, basta ver o que tem autorizado pela Anvisa e o que está incorporado no SUS [Sistema Único de Saúde]. São avaliações distintas”, anuncia o ministro, em coletiva de imprensa.

Continua após a publicidade

Conforme Queiroga anuncia, a audiência pública e o parecer da Câmara Técnica Assessora de Imunizações (CTAI) devem servir de base para a decisão final. “Eu sou a principal autoridade sanitária do Brasil e não abro mão de exercer as minhas prerrogativas. Porque elas decorrem da decisão do mandatário máximo da nação, que me incumbiu essa missão", finaliza.

Fonte: Agência Brasil