Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Giro da saúde: nova variante da covid; seu fogão é um vilão; câncer em jovens

Por| 18 de Setembro de 2022 às 08h00

Link copiado!

photocreo/Envato; Pexels/Pixabay; Bialasiewicz/Envato
photocreo/Envato; Pexels/Pixabay; Bialasiewicz/Envato

Aos domingos, o Canaltech faz uma seleção dos principais assuntos de saúde que bombaram na semana. Hoje, falaremos sobre uma nova variante do coronavírus; a descoberta de que o fogão a gás pode poluir sua casa e causar doenças; o preocupante e crescente número de casos de câncer em jovens; e mais! Acompanhe agora, no Giro da Saúde!

Variante BA.4.6, a nova cepa do coronavírus

A OMS (Organização Mundial da Saúde) mal anunciou que a humanidade pode caminhar para o fim da pandemia e uma nova variante, descendente da Ômicron, já foi identificada em mais de 70 países. Trata-se da BA.4.6, que aparentemente deve ocupar o lugar das BA.4 e BA.5 — mas, até agora, não constitui risco à saúde pública.

Continua após a publicidade

Ainda é cedo para falar sobre sintomas e transmissibilidade da nova cepa. O que se sabe é que a BA.4.6 é semelhante à BA.4, mas uma mutação na proteína Spike (S) da membrana viral chama atenção. "Essa mutação R346T foi observada em outras variantes e está associada à evasão imunológica, o que significa que ela ajuda o vírus a escapar de anticorpos adquiridos por vacinação e infecção anterior", explica Manal Mohammed, professora de microbiologia médica da Universidade de Westminster, no Reino Unido.

Seu fogão é um vilão?

Um alerta sobre os potenciais riscos que o fogão a gás pode trazer para você e sua família foi feito por pesquisadores da Sociedade Americana de Química. O eletrodoméstico pode liberar poluentes atmosféricos durante o uso e até mesmo quando desligado! O gás de cozinha, durante a combustão, libera um subproduto tóxico chamado dióxido de nitrogênio. Além disso, o gás metano pode ser liberado mesmo quando o fogão não está em uso.

Continua após a publicidade

A quantidade de poluição interna gerada pelo fogão a gás é afetada pela estrutura da residência, ou seja, quem mora em casas maiores, com exaustores e bem ventiladas, geralmente está menos exposto aos poluentes. Já aqueles que moram em apartamentos ou casas pequenas podem estar mais expostos a gases tóxicos. Os especialistas apontam que usar alternativas como o fogão por indução ajuda a melhorar a qualidade do ar dentro de casa.

Carne processada é mais prejudicial do que se imagina

Que a comida processada passa longe de ser saudável, nós já sabemos. Mas o que dois novos estudos trazem à tona é que os malefícios das carnes ultraprocessadas são ainda maiores do que se imaginava. Esse tipo de alimento industrializado geralmente traz emulsificantes, espessantes e sabores artificiais, em processos de fabricação que simplesmente destroem a estrutura natural dos ingredientes e, consequentemente, retiram muitos nutrientes.

Continua após a publicidade

Alguns pesquisadores teorizam que os alimentos ultraprocessados são reconhecidos pelo corpo como estranhos, gerando uma resposta inflamatória como resultado. Esse processo também está relacionado a um risco aumentado de câncer de cólon. Além disso, o consumo desenfreado desses produtos pode aumentar o risco de morte prematura por qualquer causa.

Como exercícios aliviam sintomas do Parkinson

Praticar atividade física pode ajudar a reduzir os sintomas do Parkinson. Segundo um novo estudo, que avaliou os efeitos dos exercícios em roedores, existe uma interação entre a atividade física e uma molécula chamada irisina. Nos roedores, os pesquisadores se concentraram em um modelo de pesquisa no qual células cerebrais de camundongos foram projetadas para espalhar pequenas fibras finas de alfa-sinucleína, uma proteína que regula o humor e os movimentos relacionados à liberação de dopamina — um dos principais gatilhos da doença de Parkinson.

Continua após a publicidade

Quando as proteínas alfa-sinucleína se aglomeram, esses aglomerados matam as células cerebrais produtoras de dopamina. No estudo, foi descoberto que a irisina impediu o acúmulo de aglomerados de alfa-sinucleína. Em camundongos que receberam irisina injetável, o hormônio do exercício reduziu os níveis de alfa-sinucleína relacionada à doença de Parkinson entre 50% e 80%.

Aumento de casos de câncer em jovens

No mundo todo, o número de casos de câncer em pessoas jovens (com menos de 50 anos) aumentou significativamente, segundo pesquisadores da Universidade de Harvard. Segundo eles, isso tem a ver com a mudança de hábitos alimentares. Além disso, as alterações no estilo de vida e o maior número de programas para rastreamento de câncer pode ter ajudado, já que o último implica em mais diagnósticos.

Continua após a publicidade

“Entre os 14 tipos de câncer em ascensão que estudamos, oito estavam relacionados ao sistema digestivo. A comida que comemos alimenta os microorganismos em nosso intestino”, afirma Tomotaka Ugai, pesquisador e um dos autores do estudo, em comunicado. “A dieta afeta diretamente a composição do microbioma e, eventualmente, essas mudanças podem influenciar o risco e os resultados da doença”, sugere.

Mais sobre saúde e ciência