Publicidade

Fiocruz publica orientações de como voltar às aulas com segurança

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Novembro de 2021 às 13h42

Link copiado!

seventyfourimages/envato
seventyfourimages/envato

A volta às aulas durante a pandemia vem gerando preocupação tanto nos especialistas, quanto nos professores, alunos e pais. Para lidar com a situação, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) publicou nota técnica que reúne orientações e recomendações para o retorno das atividades presenciais nas instituições de ensino do país.

A Fiocruz recomenda que cada município avalie e garanta individualmente o controle da pandemia e a baixa transmissão comunitária do vírus. A nota técnica indica que a porcentagem de testes diagnósticos positivos deve ser menor que 5% nos últimos sete dias e a taxa de contágio com valor R menor que 1 (preferencialmente menor que 0,5) por pelo menos sete dias.

A publicação menciona que a volta às aulas exige soluções de ventilação em ambientes fechados, instauração de inquéritos internos e ações adesão à vacinação. Além disso, a taxa de vacinação deve estar acima de 80% da população total.

Continua após a publicidade

A Fiocruz acrescenta a necessidade de medidas para diminuir o contato entre os alunos. Na educação infantil, a orientação é dividir em pequenos grupos, já que não é possível manter o distanciamento, e os estudantes não estão vacinados. Além disso, o uso de máscaras permanece imprescindível no transporte público e em ambientes fechados.

A Fiocruz ainda faz o alerta de que o número de adolescentes vacinados com a primeira dose da vacina contra a covid-19 ainda é baixo. Isso significa que a faixa etária de 12 a 18 anos está mais suscetível ao vírus. A nota técnica completa pode ser encontrada aqui.

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias