Publicidade

Faculdade de MG vai produzir soro contra COVID-19 usando anticorpos de cavalos

Por| 06 de Novembro de 2020 às 16h56

Link copiado!

fernando zhiminaicela/Pixabay
fernando zhiminaicela/Pixabay

Em meio à pandemia, inúmeras instituições têm investido suas forças na busca por um aliado na luta contra a COVID-19. Nesta semana, a nova aliada nessa batalha é a Fundação Ezequiel Dias (Funed), que iniciou o processo de imunização de cavalos para a retirada dos anticorpos que serão utilizados no desenvolvimento de um soro contra a doença em questão. O soro será produzido a partir dos anticorpos de cavalos que se tornam imunes pelo vírus inativo SARS-CoV-2.

A expectativa é que lotes-piloto com 5 mil ampolas para os estudos clínicos sejam finalizados em janeiro de 2021, e a ideia é que o uso do soro seja apenas para ambiente hospitalar, sob prescrição médica. “A redução de casos no estado não significa que as ações do governo cessaram. Pelo contrário. Continuamos mobilizados e trabalhando em projetos de médio prazo, como é o caso da produção do soro que está sendo desenvolvido pela Funed”, anunciou o secretário de estado de Saúde (SES-MG), Carlos Eduardo Amaral.

Enquanto isso, o chefe do Laboratório de Biotecnologia e Saúde da Funed e coordenador da pesquisa para o desenvolvimento do soro anti-COVID-19, Sérgio Caldas, acrescenta: “Enquanto não há tratamentos antivirais específicos e vacinas aprovadas, o desenvolvimento do soro deve ser considerado uma opção para o tratamento da infecção”.

Continua após a publicidade

A Funed costuma produzir soros antipeçonhentos, antitoxinas e antiviral em atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais e no Brasil. De acordo com o coordenador da pesquisa, a instituição contém todos os requisitos necessários para a produção do soro. Após a validação e certificação da segurança e eficácia do soro com base nos estudos clínicos feitos, a Funed fará a solicitação do registro junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para que a produção de lotes em larga escala sejam iniciadas.

Esse estudo relacionado à produção de soro foi aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Com isso, a Funed recebeu uma verba de R$ 213 mil que estão sendo aplicados nas etapas de imunização e desenvolvimento do soro. Já a produção dos lotes-pilotos será custeada pelo Governo de Minas. O valor do investimento não foi informado.

Segundo o presidente em exercício da Funed, Ronei Monteiro, "os recursos orçamentários estaduais serão otimizados ao lançarmos mão de toda a nossa estrutura integrada. Além disso, não será necessário investimento em fábrica, pois vamos usar a mesma estrutura que a Funed já tem para a produção dos demais soros, e todas as fases do projeto estão sendo realizadas na própria Fundação", concluiu.

Continua após a publicidade

Fonte: Governo de Minas