Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fábrica do Butatan vai retomar produção da CoronaVac, focando nas crianças

Por| Editado por Luciana Zaramela | 21 de Julho de 2022 às 09h47

Link copiado!

Vanitjanthra/Envato Elements
Vanitjanthra/Envato Elements

Com a aprovação do uso da vacina CoronaVac em crianças a partir dos 3 anos, a fábrica do Instituto Butantan deve voltar a funcionar nas próximas semanas. A ideia é que a retomada da produção do imunizante contra a covid-19 seja direcionada para a campanha de vacinação infantil.

Neste primeiro momento, o Butantan deve importar 8 mil litros do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) — a matéria-prima da vacina contra a covid-19 — da farmacêutica Sinovac, vindos da China. O lote importado deve garantir a fabricação de 10 milhões de doses da CoronaVac.

Continua após a publicidade

Segundo o governo do estado de São Paulo, a importação do IFA da CoronaVac deve levar algumas semanas, mas a previsão que é que as primeiras doses da vacina para as crianças estejam disponíveis no mês de agosto.

CoronaVac deve ser usada apenas em crianças?

De acordo com a Agência Brasil, a decisão de São Paulo por retomar a produção da CoronaVac busca ampliar e acelerar a imunização de crianças a partir de 3 anos em todos os municípios do estado. Entre aquelas com 5 a 11 anos, mais de 6,1 milhões já receberam algum imunizante contra a covid-19, sendo que 66,3% estão com o esquema vacinal completo (duas doses).

E as doses de reforço?

Continua após a publicidade

No momento, o Ministério da Saúde não recomenda o uso da CoronaVac como dose de reforço. Para a terceira e quarta aplicação, a orientação é que sejam usadas um das outras três vacinas disponíveis no país:

  • Pfizer;
  • AstraZeneca/Fiocruz;
  • Janssen (Johnson & Johnson).

Dessa forma, a retomada da produção de vacinas pelo Butantan deve se destinar exclusivamente à campanha de imunização contra a covid-19 em crianças. Até o momento, a Saúde não firmou novos acordos de compra com o instituto.

Fonte: Agência Brasil