Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

EUA não devem atingir meta de vacinação contra COVID no dia 4 de julho

Por| Editado por Luciana Zaramela | 17 de Junho de 2021 às 18h10

Link copiado!

Rawf8/Envato Elements
Rawf8/Envato Elements

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, trabalha em uma meta ambiciosa contra a COVID-19. A ideia é aplicar pelo menos uma dose de alguma vacina contra o coronavírus SARS-CoV-2 em 70% de todos os adultos do país até o dia 4 de julho, quando se comemora o Dia da Independência norte-americana. No entanto, pode ser difícil alcançar a meta, porque a procura pelos imunizantes caiu.

A tendência da aplicação de novas doses das vacinas contra a COVID-19 está em queda nos EUA e, ao que parece, deve continuar nesse ritmo, pelo menos entre os adultos. Só que essa velocidade compromete, diretamente, os planos de alcançar 70% da população em menos de três semanas. Atualmente, cerca de 63,7% dos adultos já receberam aplicação de algum imunizante contra a COVID-19 no país.

Na segunda-feira (14), a média diária de aplicação de doses de vacinas contra a COVID-19 era inferior a 1 milhão, comparando os últimos sete dias no país. Esta média não é tão baixa desde 22 de janeiro, quando a baixa disponibilidade de doses impedia o amplo acesso aos imunizantes. Em comparação, no meio do mês de abril, a média atingiu um pico de quase 3,4 milhões de doses por dia, incluindo um recorde de mais de 4,6 milhões de doses aplicadas em um único dia.

Continua após a publicidade

Mesmo neste momento de queda nas aplicações diárias, parte do volume atual é representada pelos jovens do país, mais especificamente adolescentes de 12 a 17 anos, que se tornaram elegíveis para a vacinação no mês passado.

Nova Iorque já alcançou a meta

No entanto, a adesão aos imunizantes não é igual em todo o país e alguns estados já bateram a meta, como Nova Iorque. Após aplicar doses em 70% da população, o governo local já anunciou, na terça-feira (15), que suspenderá a maioria das restrições para evitar a transmissão da COVID-19.

O governador Andrew Cuomo afirmou: “Podemos voltar a viver. As empresas podem abrir, porque os mandatos estaduais se foram, as restrições de convivência, as restrições de capacidade, os exames de saúde, os protocolos de limpeza e desinfecção”. E completou: “Lembre-se do dia 15 de junho. Lembre-se de hoje, porque é o dia em que Nova Iorque ressuscitou”.

Continua após a publicidade

Fonte: ARS Technica e CNBC