Publicidade

EUA liberam nova vacina contra a covid, com tecnologia diferente das anteriores

Por| Editado por Luciana Zaramela | 22 de Julho de 2022 às 14h56

Link copiado!

WildMediaSK/envato
WildMediaSK/envato

Os Estados Unidos aprovaram, nesta semana, uma nova vacina contra a covid-19. Desenvolvida pela farmacêutica Novavax, o imunizante NVX-CoV2373 é aplicado em duas doses e usa uma tecnologia inédita no país para imunizar contra o coronavírus SARS-CoV-2. Até agora, todas as fórmulas aprovadas usavam um mRNA (RNA mensageiro), como a da Pfizer e a da Moderna, ou um vetor viral, como a da Janssen (Johnson & Johnson).

Para imunizar contra a covid-19, a vacina da Novavax adota uma proteína espicular — proteína Spike (S), em formato de coroa, presente na membrana do coronavírus — purificada. Diferentemente das vacinas com mRNA, que estimulam as células humanas a produzirem esta proteína, esta fórmula contém a proteína pronta.

Continua após a publicidade

A partir deste fragmento do vírus, o imunizante consegue ativar a resposta imune e, dessa forma, o corpo produz anticorpos contra o vírus da covid. A fórmula é também diferente da CoronaVac, por exemplo. Isso porque o imunizante da farmacêutica chinesa Sinovac usa o vírus inativado, ou seja, "morto". Só que ele está inteiro.

A técnica que usar proteínas prontas para imunizar contra doenças é relativamente comum no campo da imunologia. A estratégia é a mesma das vacinas da hepatite B e da herpes zóster.

Vacina da Novavax pode estimular vacinação?

Segundo as autoridades de saúde dos EUA, a expectativa é que a vacina recém-aprovada da Novavax estimule a vacinação contra a covid-19 entre os norte-americanos. Isso porque, desde o lançamento das vacinas de mRNA, alguns grupos alegam — mesmo sem evidências científicas — temores de serem imunizados a partir de uma tecnologia nova. Inclusive, fake news sobre a fórmula da Pfizer causar alterações no DNA foram compartilhadas de forma massiva.

Continua após a publicidade

Até o momento, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) estima que 22% da população norte-americana ainda opta por não se imunizar contra a covid-19 e, por isso, corre maior risco, em caso de infecção.

"Se você estava esperando por uma vacina contra a covid-19 construída com uma tecnologia diferente das disponíveis anteriormente, agora, é a hora de se juntar aos milhões de americanos que foram vacinados", afirmou Rochelle Walensky, diretora do CDC, em comunicado. “Com os casos da covid-19 aumentando novamente em várias partes do país, a vacinação é fundamental para ajudar a proteger contra as complicações da doença grave da covid”, completou.

Vale lembrar que, além dos EUA, a vacina da Novavax já é aprovada em inúmeros países, inclusive pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), que regula a aprovação de medicamentos e vacinas na União Europeia. A Indonésia foi o primeiro país a autorizar a fórmula em novembro de 2021.

Fonte: NBC